GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Lona gigante na agricultura

A Usina Colorado, no interior de São Paulo, encomendou uma lona de tamanho recorde - 10 mil metros quadrados de área, para servir como silo.

Num país com crônica falta de silos, recobrira produção agrícola com lona foi uma solução encontrada pelos agricultores para estocá-la. A Usina Colorado, no interior de São Paulo, encomendou à indústria Alpargatas uma lona de tamanho recorde – 10 000 metros quadrados de área, suficiente para cobrir um quarteirão. Feita de polietileno, material sintético impermeável e bastante resistente, a lona foi produzida na fábrica de Manaus para cobrir cerca de 250 toneladas de bagaço de cana, utilizados pela usina para alimentar suas caldeiras.

Normalmente, usam-se vários pedaços (folhas) de lona, o que pode resultar em infiltração de chuva. Para solucionar o problema, a Alpargatas costurou e soldou 50 folhas de 100 metros de comprimento por 2 metros de largura. Foi preciso mobilizar toda a fábrica que, durante três dias, se ocupou somente com essa tarefa gigantesca. Mais dois dias foram necessários para que os funcionários conseguissem enrolar a lona. Cinqüenta pessoas fizeram a parte final do trabalho: desenrolar a lona na usina.