Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Manual: como adestrar o seu gato em casa?

Rolê miado: veja como direcionar comportamentos do seu pet – e ensiná-lo a fazer alguns truques.

Por Rafael Battaglia
16 jun 2023, 09h24

Crie uma rotina

Ilustração de gatinho perto de um quadro com rotina de atividades.
(Maryangela Alves/Superinteressante)

Talvez você não queira fazer o bichano dar a patinha, mas só evitar que ele te acorde de madrugada ou faça xixi no chão. Neste caso, espalhe caixas de areia pela casa, longe da comida, e calibre o relógio biológico do gato: determine horários fixos para as refeições, e reserve um tempo de manhã e à noite para brincadeiras que gastem energia.

Natureza selvagem

Ilustração de um gatinho feliz, deitado em um apoio no alto, ao lado de várias estantes com objetos nos seus devidos lugares.
(Maryangela Alves/Superinteressante)

Alguns comportamentos são da natureza do animal e não vão mudar. Mas dá para direcioná-los. Ele sobe em mesas e estantes? Crie um espaço no alto onde ele possa ficar. Destrói o sofá? Espalhe arranhadores grandes e pesados pela casa. Pratique o reforço positivo: ofereça recompensas sempre que ele fizer o que você deseja.

Os treinos

Ilustração de gatinho ganhando petisco do dono.
(Maryangela Alves/Superinteressante)

As sessões de adestramento devem ser constantes e durar poucos minutos. Para evitar dispersão, comece em lugares com poucas distrações e vá evoluindo até aqueles mais movimentados (sala, cozinha). Escolha um petisco que ele ame e ofereça-o em pequenas porções. Do contrário, o gato não vai se esforçar para conquistá-lo.

Continua após a publicidade

Induza ações

Ilustração de um gatinho e sua dona fazendo high five.
(Maryangela Alves/Superinteressante)

Em vez de esperar o gatinho se sentar, posicione o petisco acima de sua cabeça até ele mudar de posição. Para fazê-lo dar a patinha, escolha um alvo. Um post-it colado na palma da mão, por exemplo. E parabenize-o quando ele acertar. Os truques facilitam o trato com o animal (fazê-lo ficar parado para cortar as suas unhas, por exemplo).

Continua após a publicidade

Para saber mais

– Acostumar o gato entrar na caixa de transporte é mais difícil que fazê-lo sentar. Divida tarefas assim em etapas – e ofereça recompensas em cada um dos passos.

– O clicker é um objeto que produz pequenos estalos. Usá-lo nas sessões, aliado às recompensas, fará o animal associar o barulho ao comando desejado, o que acelera o processo.

Continua após a publicidade

– O gato morde sua mão? Não troque imediatamente por um brinquedo: ele pode entendê-lo como uma “recompensa”, o que só vai piorar as mordidas.

Gato novo? O antigo pode reagir mal. Exponha o novo morador aos poucos: dê algo com seu cheiro, apresente seu miado e só depois junte-os num cômodo.

Consultoria: Anderson Gonsales (@anderson_gonsales), adestrador de gatos. Taysa dos Santos (@tenhoumgatoeagora), especialista em comportamento felino.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.