Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Manual: como arrumar o seu armário?

Chega de roupa amassada: reunimos dicas de especialistas em organização para você arrumar (sem estresse) todas as suas tralhas.

Por Rafael Battaglia Atualizado em 23 ago 2019, 15h51 - Publicado em 23 ago 2019, 15h47

Se você está lendo isso, provavelmente clicou nesta matéria porque o seu guarda-roupa deve estar assim:

Ok. Talvez ele não esteja em uma situação tão crítica. Mas o fato é: estamos (quase) sempre buscando maneiras de arrumar toda aquela bagunça acumulada – Marie Kondo que o diga. São roupas que já não usamos mais, malas de viagem, enfeites de Natal, meias sem par…

Mas acredite: dá para organizar as coisas sem muito esforço. Neste Manual, reunimos dicas de arrumação da personal organizer Cora Fernandes (@corapersonalorganizer) e da professora Roberta Crocomo, do curso de Organização de Residências do Senac-Piracicaba. Confira:

Gil Tokio/Superinteressante

1) Organize em etapas

Organize o seu armário aos poucos, ao longo de alguns dias. De preferência, uma parte por vez: gavetas, estantes, cabides… Tirar tudo de uma vez é exaustivo – e você desiste no meio.

2) Pense na ergonomia

Itens muito usados não podem estar em lugares de difícil acesso. Reserve o maleiro para itens esporádicos, como um casaco. Além disso, tente deixar todas as suas roupas visíveis. As escondidas no fundo acabam esquecidas.

3) Organize camisetas como um arquivo

Empilhar é uma armadilha: você precisa mexer nas de cima para pegar as de baixo, o que é bagunça na certa. E a pilha te induz a usar só as que já estão no topo – as da base são esquecidas.

Continua após a publicidade
  • 4) Cuidado com cabides

    Evite pendurar suéteres e lãs, que ficam marcadas. Melhor dobrar. Se só der para pendurar, cabides de veludo amenizam o problema. Alças de roupas pesadas, como vestidos de festa, também deformam.

    5) Use acessórios

    Guarde peças pequenas em caixinhas ou divisórias. Embalar a vácuo peças que você não usa com frequência é uma boa para falta de espaço. Dobre camisetas com o auxílio de um gabarito – vende em lojas de cama, mesa e banho.

    Pequenos conselhos

    Separe doações sozinho
    Sua família pode te desestimular a descartar certas peças por apego.

    Tênis sujos?
    Borrife com cuidado uma mistura de água e Cândida na sola para higienizá-los.

    Aromatizadores líquidos…
    …podem cair, vazar e manchar suas roupas. Cuidado. Prefira os sólidos.

    Cabides infantis ajudam
    Por serem menores, evitam que as calças escorreguem e caiam.

    Para saber mais

    Livro “A mágica da arrumação“, de Marie Kondo

    Continua após a publicidade
    Publicidade