GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Novum Organum

Francis Bacon

NOME ORIGINAL_Novum Organum Scientiarum (Inglaterra)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Abril Cultural; 1999


DO QUE TRATA

O livro, também chamado de Verdadeiras Indicações acerca da Interpretação da Natureza, apresenta o método experimental de Bacon para interpretação de dados, que consiste de 2 partes. A primeira é negativa, ou seja, é preciso se livrar dos erros comuns, como o subjetivismo e a linguagem imperfeita. A segunda parte é positiva e contém regras para observar a natureza por meio de tabelas de presença, ausência e grau dos fenômenos.

QUEM ESCREVEU

Francis Bacon (1561-1626) formou-se em Direito, mas estudou as ciências de sua época. Com apenas 23 anos entrou para o arlamento britânico e foi nomeado conselheiro da rainha Elizabeth I. Após a morte dela, Bacon ocupou postos importantes na corte. Foi acusado de corrupção e proibido de ocupar cargos públicos.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Bacon é um dos precursores da ciência atual. Sustentou que, a partir de um número limitado de dados, seria possível descobrir propriedades para um conjunto mais amplo. Assim, foi o primeiro a formular o princípio da indução científica e sua obra influenciou toda a ciência.