O que seu celular diz sobre sua personalidade?
Honestidade, extroversão, humildade: pesquisa afirma que dá para prever tudo isso pelo aparelho que você segura nas mãos.
É possível ler aspectos centrais da sua personalidade na palma sua mão, diz um novo estudo da britânica Universidade de Lancaster. Não estamos falando de quiromancia – e sim do aparelho que você provavelmente carrega de cima para baixo o tempo todo. Os smartphones estão por toda parte e 90% deles usa os sistemas operacionais iOS ou Android.
Os pesquisadores se perguntaram se a psicologia conseguiria comprovar que há diferença na personalidade das pessoas que escolhem comprar aparelhos Android ou iPhone. Recrutaram então 576 voluntários para dar algumas informações pessoais e responder testes de personalidade.
Eles perceberam que o fator que prevê com mais força que tipo de celular você tem é o gênero: as mulheres têm duas vezes mais chance de usar iPhones que os homens. Os usuários de Android também são mais velhos que os fãs da Apple.
Mas a coisa fica interessante mesmo quando falamos de personalidade: quem tinha um Android tirou notas maiores no teste de Honestidade e Humildade. Suas respostas nos questionários mostraram que elas evitam manipular os outros e quebrar regras com mais frequência que os fãs do iPhone. Além disso, também tem menos interesse em riqueza e status social elevado.
O interessante é que, apesar dos usuários do iPhone serem relativamente menos humildes, eles não demonstraram ter mais dinheiro ou nível socioeconômico mais alto que os fãs do Android.
Mas não é tudo desvantagem para os consumidores da Apple: eles são mais extrovertidos e mais cabeça aberta. Também são mais emotivo e se importam menos com a opinião alheia na hora de fazer compras. No entanto, se preocupam mais com o fato do celular ser visto como um objeto de status.
Do outro lado, além de ligeiramente mais honestos e humildes, os usuários de Android demonstraram ser mais agradáveis com as pessoas ao seu redor.
Esse foi o primeiro estudo que conseguiu encontrar, estatisticamente, uma tendência de personalidade refletida na escolha do smartphone. Tanto que o segundo passo dos pesquisadores foi criar um algoritmo que adivinha qual o seu celular só baseado no seus teste de personalidade, gênero e idade.
Para eles, esse fenômeno é uma evidência da Teoria do Self Estendido, segundo a qual somos capazes de projetar nossa identidade para nossas posses – seja nas redes sociais, seja nos modelos de celular que escolhemos para serem nossos fiéis seguidores.