Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Os EUA e a verdade

Editorial da edição de feveriro da Super

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 21 jul 2014, 22h00

Denis Russo Burgierman, diretor de redação

Por décadas, a opinião das pessoas sobre os Estados Unidos foi automática. Se você fosse de direita, então deveria ser sempre a favor dos americanos, e os EUA eram sinônimo de liberdade, dinamismo, empreendedorismo, inovação. Se fosse de esquerda, então tinha que ser sempre contra, e o gigante do norte significava opressão, dominação, alienação, imperialismo. Simples assim.

Por sorte, os tempos binários da Guerra Fria acabaram. Hoje se sabe que o mundo é mais complexo do que parecia no século 20. Boa hora para revisitar nossos fantasmas – e o maior deles é o golpe militar que mudou nossa vida 50 anos atrás. Na histórica reportagem de capa desta edição, mergulhamos em documentos e gravações recém-revelados para, livres da névoa ideológica que cobria o mundo, entender o verdadeiro papel dos americanos no golpe que nos jogou em 21 anos de ditadura. Não há no texto da repórter Jennifer Ann Thomas um miligrama de ideologia: só História.

Aliás, este é um mês especial na SUPER. Além desta revista que você tem em mãos, lançamos outro produto histórico: a edição A Revolução da Maconha. Vai ser fácil encontrá-la nas bancas: basta procurar por esta capa psicodélica, com uma imagem 3D da folha mais famosa do mundo. Também nesse assunto, os EUA representam papel de destaque. Foram os americanos que inventaram a guerra contra a maconha, e são eles também, junto com os uruguaios, que estão acabando com ela. De novo, enfrentamos um tema delicado com um só objetivo em mente: entregar a você a história verdadeira, deliciosa de ler e despida de ideologia. Tenho muito orgulho dessas duas investigações inéditas que a SUPER realizou este mês.

E, por falar em orgulho e nos EUA, vale registrar que a Society of News Design, a principal organização americana de design jornalístico, acaba de divulgar seu prêmio anual. A SUPER foi mais uma vez a revista brasileira que mais venceu, com quatro prêmios de excelência. A matéria “Marte 2018”, foi uma das que voltaram premiadas dos EUA:

Continua após a publicidade

Não é linda?

Grande abraço.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.