GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Os números comprovaram: não é fácil distinguir Bolsonaro de Cartman, do South Park

Os dados do quiz publicado pelo HuffPost Brasil mostram que a dificuldade não foi só sua

Na última quinta-feira (5), o HuffPost Brasil lançou um desafio: você consegue diferenciar frases do deputado Jair Bolsonaro das pronunciadas por Cartman, a criança insuportável e preconceituosa da série South Park? Tivemos acesso aos dados dos resultados gerais e o resultado é que os dois foram quase indistinguíveis.

Estatisticamente, há 50% de chance de acertar uma pergunta com duas opções. Se você decidir nem ao menos ler as perguntas, e escolher o Cartman toda vez que sua moeda der coroa, esse é um resultado plausível. Claro que é impossível saber quantas pessoas chutaram as respostas do quiz, mas o número de acertos passou bem perto dessa performance pífia. De acordo com o levantamento realizado pelo PlayBuzz, plataforma que hospedou o teste, apenas 57,3% das respostas foram corretas.

LEIA: Dez anos de South Park

E a amostragem não foi pequena. Quando os dados foram computados, quase 520 mil pessoas haviam tentado diferenciar o político do desenho animado. No Facebook, a publicação já recebeu mais de 130 mil curtidas, e os tweets superam os 1200. No Twitter, “Eric Cartman” entrou para os Trending Topics do Brasil, não demorou para os comentários começarem a pipocar.

Entre as perguntas apresentadas, algumas enganaram a grande maioria. Apenas 32,7% dos jogadores souberam que a frase “Ignoramos por muito tempo. Temos que mudar tudo e tirar essas minorias” não era de autoria do deputado – foi a questão com mais respostas erradas.

Só 39,7% das pessoas conseguiram adivinhar que quem disse “Todo mundo ri de vocês e diz que são viados. Todo mundo sabe que só quem precisa de tanta atenção, que precisa se fantasiar e fazer barulho são vocês e menininhas adolescentes” foi Cartman, e não o político.

Por outro lado, algumas foram mais fáceis. A pergunta com mais acertos envolvia a frase “Nunca vi alguém executado na cadeira elétrica voltar a matar alguém” – 79,2% dos jogadores sabiam que se tratava de uma citação do político.

Bolsonaro também foi o autor da segunda frase com mais respostas certas, “O cara tem que ser arrebentado para abrir o bico“, em que 74,9% dos jogadores marcaram como resposta o nome do deputado, que disse ambas falas em entrevista à IstoÉ Gente, em 2000.

Um dado curioso é que, com 16 perguntas disponíveis, o resultado mais comum foi o de 9 respostas certas. Exatamente o mesmo número que você consegue se marcar “Bolsonaro” em todas as alternativas. 

LEIA TAMBÉM: 
10 pessoas que lutam contra a homofobia e a transfobia mundo afora
Mapas mostram nível de racismo e de diversidade étnica em diferentes países​
10 mitos sobre a ditadura no Brasil (ou Por que você não deve querer que ela volte)