Clique e assine a partir de 8,90/mês

Quer ser feliz? Vá para a Finlândia

Relatório da ONU apontou o país nórdico como o lugar com os moradores (incluindo os imigrantes) mais felizes do mundo. O Brasil ficou na 28º colocação

Por Felipe Sali - 15 mar 2018, 13h41

Quando ouve sobre a Finlândia, no que você pensa? Provavelmente, em neve, ilhas e na famosa aurora boreal, correto?. Mas, a partir de agora, Finlândia é reconhecida como referência em um novo assunto: felicidade.

Nesta quarta-feira, 14, a ONU divulgou o Relatório Mundial da Felicidade, com pesquisas realizadas em 156 países entre 2015 e 2017, e não deixou dúvidas – a Finlândia é o lugar onde as pessoas são mais felizes no mundo, seguido por Dinamarca, Noruega e Islândia.

Se você está se perguntando como um lugar onde ocasionalmente faz sol à meia-noite e alcança temperaturas de -20ºC pode ser considerado feliz, saiba que o relatório levou em consideração indicadores como expectativa de vida, renda, liberdade, nível de corrupção e políticas que visam garantir o bem-estar dos cidadãos. Bateu a vontade de se mudar para lá? Então temos outra boa notícia: a pesquisa apontou que o nível de felicidade entre imigrantes que moram na Finlândia também é o maior o mundo.

Na outra ponta, no último lugar da lista, ficou Burundi, um pequeno país da África que está mergulhado numa crise violenta desde 2015, quando o presidente Pierre Nkurunziza anunciou que iria concorrer a um terceiro mandato, mesmo que a constituição não permitisse. A reação da oposição gerou uma guerra civil que dura até hoje. Como se não bastasse, a região também é propensa a desastres naturais.

Continua após a publicidade

A Venezuela é um dos países que mais estão caindo na tabela desde 2008 por conta da conhecida situação política, econômica e social que enfrenta há alguns anos. Já o país que mais subiu posições foi Togo. Vale lembrar que a pesquisa foi encerrada pouco antes do começo das manifestações políticas mais recentes, que resultaram na morte de 100 pessoas.

O Brasil ocupa o 28º lugar. Poderia ser melhor, mas ainda está à frente de países como Portugal (77º) e China (86º). Na última pesquisa, publicada em 2015, nós estávamos muito mais felizes do que somos agora, seis posições acima da atual. Mas isso não é surpresa para ninguém.

Confira o top 10 e as suas respectivas pontuações:

1. Finlândia (7.632)

Continua após a publicidade

2. Noruega (7.594)

3. Dinamarca (7.555)

4. Islândia (7.495)

5. Suíça (7.487)

Continua após a publicidade

6. Holanda (7.441)

7. Canadá (7.328)

8. Nova Zelândia (7.324)

9. Suécia (7.314)

Continua após a publicidade

10. Austrália (7.272)

Publicidade