GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Sexismo – Guerra dos sexos

No mundo real, elas vivem mais, mas eles ganham melhor. E, nos quesitos da ciência maluca, a batalha entre homens e mulheres também continua sem vencedores

Habilidades físicas

O martelo é delas
Mulheres acertam o prego 25% mais vezes do que os homens, enquanto eles usam o dobro da força para martelar. Segundo pesquisadores da Universidade de Massachusetts, isso ocorre porque cada sexo dá ênfase em uma habilidade, força ou precisão. Mas há um porém – apenas no escuro, os homens têm 10% mais precisão do que elas.

+1 ponto Mulheres

Elas correrão mais

Nas Olimpíadas de 2156, uma mulher ganhará os 100 metros rasos com 8,079 segundos, contra 8,098 da prova masculina. A previsão é de Andrew Tatem em estudo publicado na revista Nature em 2004 – as mulheres têm diminuído seus tempos mais do que os homens desde que entraram para a modalidade, em 1928.

+1 ponto Mulheres

Habilidades mentais

Eles pensam mais rápido
Homens pensam 4% mais rápido. Pelo menos para interpretar imagens. Pesquisadores canadenses mediram com eletrodos a velocidade com que o cérebro transmitia impulsos nervosos pela cabeça de 387 estudantes ao bater os olhos em imagens. E o cérebro masculino foi mais ligeiro. Isso porque homens têm uma camada mais grossa de mielina – a gordura envoltória dos neurônios que ajuda na transmissão de impulsos nervosos.

+1 ponto Homens

Elas riem por último
Mulheres demoram mais para entender a piada, mas se divertem mais com ela, concluíram cientistas da Universidade de Stanford num estudo em que homens e mulheres diziam quão engraçados eram 70 quadrinhos. Monitorando os cérebros, eles viram que as garotas usam mais o córtex frontal (que interpreta e faz associações complexas) do que os homens. Daí a demora. Mas, por se surpreenderem mais com a brincadeira, seu prazer ao entendê-la é maior. Por terem uma expectativa maior sobre a piada, homens ficavam decepcionados quando não a achavam engraçada.

Empate


Elas têm pesadelos; eles têm sonhos eróticos
Enquanto as mulheres sofrem com mais pesadelos, os homens sonham com sexo, de acordo com o diário de 193 jovens voluntários de uma pesquisa realizada pela psicóloga Jennie Parker da Universidade do Oeste da Inglaterra. Além disso, os sonhos ruins femininos são mais emocionais, intensos e profundos que os dos homens.

+1 ponto Homens

Habilidades sociais

Elas fingem menos… no futebol
Na categoria melhor atuação em campo, o Oscar vai para os homens. Numa pesquisa norte-americana que analisou vídeos de jogos internacionais de futebol, somente 7,2% dos ferimentos durante partidas masculinas foram considerados “definitivos” – com sangramento ou substituição rápida do jogador. Entre elas, foram 13,7%.

+1 ponto Mulheres

Eles são mais românticos
Um estudo norte-americano da Universidade de Illinois descobriu que os homens idealizam o amor mais do que as mulheres. Os pesquisadores aplicaram testes em 730 estudantes sobre conceitos como amor à primeira vista, almas gêmeas e idealização e concluíram: eles, mais do que elas, acham que o amor deve ser mais apaixonante.

+1 ponto Homens

Resultado: deu empate