Por que os anões não atingem a estatura normal?
O segredo para o crescimento fica dentro dos ossos. Eles têm um tecido cartilaginoso, como o da orelha, cujas células se multiplicam ao longo da infância. Para crescermos, esse tecido tem de ser estimulado por uma espécie de adubo. É o hormônio de crescimento, produzido pela glândula hipófise. Esse hormônio incentiva a fabricação, principalmente no fígado e nas cartilagens, de uma substância chamada IGF-I. “O IGF-I induz a multiplicação das células da cartilagem”, explica a fisiologista Maria Tereza Nunes, da Universidade de São Paulo. Se a hipófise falha, o hormônio não atinge suas células-alvo e estas não conseguem produzir o fator de crescimento em quantidades suficientes. Ele então deixa de agir sobre os ossos dos membros e o indivíduo não cresce. Freqüentemente, as causas dessa confusão são hereditárias.
A chave do tamanho
Hormônio da hipófise é bom e faz crescer.
Se a glândula falha, o hormônio de crescimento não estimula a fabricação do IGF-I. Ele é produzido em níveis tão baixos que os membros crescem pouco.
Quando a hipófise funciona normalmente, o fator de crescimento IGF-I é produzido em quantidades suficientes para fazer os ossos crescerem – e os seus donos também.