Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Uber e cia vão aniquilar os táxis, diz estudo do MIT

Serviços como o Uberpool podem acabar com 80% da demanda por táxis - e do Uber comum também.

Por Giselle Hirata Atualizado em 5 jan 2017, 07h50 - Publicado em 4 jan 2017, 19h50

Uma pesquisa sobre mobilidade, conduzida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts em Nova York, confirmou o que todo mundo já previa: serviços como Uber e Lyft devem substituir o táxi tradicional – principalmente por causa das funções pool.

De acordo com o estudo, com apenas 3.000 veículos seria possível atender a 98% da população de Manhattan e limar 80% da frota de táxis da ilha (de 13,5 mil carros). Para chegar a este resultado, o pesquisadores analisaram viagens feitas de táxi feitas por 3 milhões de usuários entre os dias 5 e 11 de março de 2013. Com um cruzamento de dados, foi feito um mapeamento das corridas.

A conclusão foi: agrupando usuários com o mesmo destino em um carro, como acontece quando se utiliza a função “pool” dos aplicativos, NY poderia funcionar com apenas 20% dos seus táxis. E o melhor: mesmo com mais passageiros, o tempo da corrida não seria comprometido. Cada viagem demoraria só 5 minutos a mais.

A equipe também avaliou outras opções de veículos: 3 mil carros com lugar para 2 pessoas transportaria 94% da população e 2 mil vans para 10 pessoas seriam suficientes para atender 95% da demanda.

Quando a pesquisa foi feita, a ideia de dividir um carro com estranhos soava, digamos, estranha. Hoje não. Já é difícil conhecer alguém que jamais usou o Uber Pool. Em várias cidades grandes, ele já representa mais da metade das viagens realizadas pelo app, já que, dependendo do horário, saem pela metade do preço. Pela simulação do MIT, se a grande maioria das viagens passarem a ser pelo Pool, as corridas individuais se tornarão um mercado de nicho  – não só aquelas feitas nos táxis, mas também as de Uber, de Cabify ou seja lá o app que for. E quanto menos mercado elas tiverem, mais caras se tornarão, já que a oferta de viagens individuais tenderá a cair. Seria o fim de um luxo contemporâneo – o do motorista 100% particular a preço acessível.  Por outro lado, as versões pool dos serviços seguiriam se multiplicando, a ponto de se tornarem uma alternativa com preço baixo o bastante para competir com o transporte coletivo, como já vem acontecendo na vida real.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Transforme sua curiosidade em conhecimento. Assine a Super e continue lendo

Impressa + Digital

Plano completo da Super. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da SUPER, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Receba mensalmente a SUPER impressa mais acesso imediato às edições digitais no App SUPER, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

App SUPER para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)