GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Urso polar tem colesterol alto?

E mais: dúvidas sobre árvores mágicas, pecados íntimos, galinhas centradas e um prêmio sueco

REINO ANIMAL
Animais que se alimentam abundantemente de gordura animal, como o urso polar, não sofrem de alto teor de colesterol “ruim”?
SANDRA MENDONÇA
Recife, PE

O urso polar tem lá seus problemas, como o aquecimento global e uma participação polêmica na ilha de Lost, mas colesterol não é um deles. Segundo Ana Vitória da Silva, do departamento de Fisiologia da UFPR, boa parte dessa energia é transformada em gordura para se proteger do frio, e boa parte dessa gordura é queimada com toda a natação praticada na hora de encontrar todo esse alimento.

REINO VEGETAL
Aqui onde eu moro, uma algarobeira simplesmente começou a congelar – o gelo até derretia. Muita gente ficou espantada com o ocorrido – foi processo natural ou milagre? 😀
PEDRO MEDEIROS
Mossoró, RN

Milagre é a gente responder pergunta com emoticon – sorte sua que é boa. Apesar de estranho, o caso ocorrido em maio de 2010 tem explicação científica. O galho da árvore de algaroba não congelou. De acordo com Elton Araújo, professor de entomologia (ciência que estuda os insetos) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a algarobeira sofreu um ataque de cigarrinhas. “Elas sugam a seiva da planta e processam o alimento rapidamente, excretando um líquido.” A substância deu ao galho uma aparência esbranquiçada como a do gelo dentro do congelador, apesar de não ser gelada – no máximo, fresca.

RELIGIÃO
É verdade que a confissão foi criada na época da Inquisição, para que o clero pudesse saber da vida alheia sob a bênção de Deus?
IRIS AGATHA
Rio de Janeiro, RJ

Se você for católica, seria prudente rezar ao menos um pai-nosso, Iris: a confissão não foi criada por um inquisidor qualquer, mas por Jesus. Diz o teólogo Rodrigo Caldeira, da PUC-MG, que a ideia era fornecer aos apóstolos o poder de perdoar pecados. Nos primeiros séculos, a penitência era pública e podia durar longos anos – podia ser uma vez só na vida, apenas para os pecados mortais, idolatrias e negação de fé. Só no século 7 os irlandeses desenvolveram as práticas privadas de penitência, permitindo a criação de milhares de piadas passadas em confessionários, como: “Padre, estou namorando uma gata de 18 anos!” “Mas isso não é pecado.” “Eu sei, mas quero contar pra todo mundo.”

ROÇA
Como as galinhas não caem do poleiro quando dormem? Há freio de mão nas garras?
FLORÊNCIO ORTOLAN FILHO
Botucatu, SP

É um pouco mais complexo que um freio de mão. As aves têm um sono em que predomina a fase USWS (sigla em inglês para “sono de onda lenta uni-hemisférica”), que permite o descanso parcelado do cérebro: enquanto um lado está em repouso, o outro está em atividade. Isso evita que as aves relaxem a ponto de despencar, mantendo “travados” os tendões, explica a bióloga do setor de aves da Fundação Parque Zoológico Municipal de São Paulo, Regiane Paiva. Ou seja, corrija quem diz que acorda com as galinhas – elas nunca dormem.

CULTURA
Como se diz o nome do prêmio da Suécia: “Nóbel” ou “Nobél”?
EDMUNDO PIRES
Assis, SP

“Nobél”. No Brasil, o vocábulo acomodou-se entre palavras semelhantes como “papel” e “pincel”, diz Cláudio Sobrinho, lexicógrafo da Academia Brasileira de Letras. Além do aval da ABL, saiba que na Suécia o Nobel também tem “e” tônico aberto, ensina o professor de sueco David Ringbäck. Capriche quando for receber o seu, Edmundo.