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Vitamina B6 pode te ajudar a lembrar de sonhos depois de acordar

Um novo estudo australiano descobriu que, se tomada em condições específicas, a vitamina também ajuda a não esquecer os sonhos ao longo do dia

Já acordou com a impressão desconfortável de que passou a noite inteira em uma aventura mas, ao levantar, não consegue se lembrar de absolutamente nada?

É uma pena: afinal, passamos cerca de um terço da vida dormindo, e os sonhos costumam ajudar nosso cérebro a se preparar para a realidade. Sem contar nas vezes em que você realmente só queria lembrar qual foi o gostinho de viver uma situação surrealista, como voar (ou participar do Casamento Real)…

Bom, a ciência parece ter encontrado um caminho de “vitaminar” (literalmente) a sua memória para sonhos. A Universidade de Adelaide, na Austrália, investigou a maneira co tomar suplemento de vitamina B6 afeta nossas habilidades oníricas.

Durante a pesquisa, 100 pessoas tomaram suplementos logo antes de domir, por 5 dias consecutivos, e fizeram um diário de sonhos, anotando tudo o que lembravam depois de acordar.

Desse grupo, só metade estava ingerindo Vitamina B6 de fato – 240 mg por noite, aliás. As outras 50 pessoas, sem saber, tomavam apenas um placebo antes de ir para a cama.

Ao final do estudo, os cientistas perceberam que pouca coisa mudou: os sonhos não ficaram mais bizarros, nem mais vívidos ou mais coloridos. Só que ficaram muito mais fáceis de lembrar.

Os participantes que tomaram altas doses de B6 não só se lembraram uma quantidade maior de conteúdo dos sonhos, como também sentiam que as lembranças eram claras e límpidas, ao contrário das memórias de costume, que costumam fragmentar e se perder ao longo de dia.

Vitamina B6 está presente em alimentos: cereais integrais, legumes, verduras como espinafre, frutas (bananas e abacates) além de ovos, derivados de leite e carnes.

Mas é bom lembrar que as doses dos suplementos usados no estudo são 120 vezes maiores que a ingestão diária recomendada para homens jovens (apenas 2 mg). Mulheres grávidas costumam precisar de um pouco mais, mas nada perto de 240 mg. O perigo de hipervitaminose é baixo – sintomas adversos só foram observados acima de 500 vezes a ingestão diária – mas não vale a pena se aventurar na automedicação sem consultar um médico.

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Para os pesquisadores, o importante da descoberta é que a vitamina B6 pode ser usada, no futuro, para estudos com sonhos lúcidos (saiba tudo sobre eles aqui). Recordar os sonhos é o primeiro passo para controlá-los – e se a psicologia e a neurociência pretendem entender melhor o que acontece durante o fenômeno, os cientistas precisam ser capazes de induzir sonhos lúcidos no laboratório quando quiserem.

Comentários

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  1. Olá, esse estudo publicado na revista ‘Perceptual and Motor Skills’, na verdade dividiu os 100 participantes em 3 grupos, um tomando placebo, outro vitamina B6 pura e o terceiro grupo um complexo de vitamina B, incluindo B1, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. O objetivo do estudo foi reproduzir um estudo da década de 70, que incluiu apenas 12 participantes e concluiu que vitamina B aumentava sonhos. Os resultados do estudo atual, entretanto, são negativos, ou apenas parciais. Os autores escrevem “The hypothesis that participants in the B6-only group would have significantly greater general dream recall than participants in the placebo group was partially supported. Although the differences in Dream Recall Frequency and Dream Count were nonsignificant, scores on the more sensitive measure of Dream Quantity were significantly higher in the B6-only group compared with the placebo group: t(97) = 2.19, p = .032, d = 0.55. There were no other significant differences…”
    Então, os resultados são clinicamente um tanto controversos, apesar do resultado estatistico ter sido significativo. Os 35 indivíduos tomando apenas vitamina B6 tiveram uma pontuação 2.19 maior, em uma escala que varia de 1 a 8, mas o desvio padrão também foi bem maior… o que indica que o efeito foi observado em apenas alguns dos 35 indivíduos do grupo. Além disso, a justificativa é que a vitamina B6 é precursora do triptofano, que por sua vez, é precursor da serotonina, que inibe sono REM. Então inibe-se sono REM na primeira metade da noite, aumentando sua frequência na segunda metade da noite e, portanto, aumentando também a probabilidade dos indivíduos acordarem durante o sonho e se lembrarem.
    A repercussão fisiológica disso, entretanto, ainda não se sabe. Se é benéfico ou não.

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