1 livro em 13 números
Na Roma Antiga, os casamentos da elite eram só acordos políticos. Matrimônios eram feitos e desfeitos quantas vezes fossem necessárias para a manutenção do poder - e quanto maior o número de filhos, maior a chance de fazer um sucessor. Aqui, Annelise Freisenbruch, Ph.D em Antiguidade Clássica, invade a vida privada (bem pública) da aristocracia romana.
AS PRIMEIRAS-DAMAS DE ROMA: AS MULHERES POR TRÁS DOS CÉSARES – Annelise Freisenbruch, Record, R$ 55
5 esposas: Fádia, Antônia, Fúlvia, Otávia e Cleópatra foram casadas com Marco Antônio, que governou parte de Roma após a morte do ditador Júlio César, em 44 a.C.
9 crianças: esse é o tamanho da prole que Otávia precisou criar após o suicídio de Marco Antônio e Cleópatra. Ela assumiu os cuidados de quatro filhos de outros casamentos dele e mais cinco que ela teve com Cláudio Marcelo e o próprio Marco Antônio.
4 foram os filhos de Cleópatra, rainha do Egito: um do caso com Júlio César e três da relação com Marco Antônio.
3 líderes de roma estão na árvore genealógica de Otávia. Ela foi sobrinha-neta de Júlio César, irmã de Augusto e esposa de Marco Antônio.
Grávida do primeiro marido, Lívia se separou para viver com Augusto – que, em 27 a.C., se tornaria o primeiro imperador oficial de Roma. 3 dias após o parto, selaram o casamento.
2 vezes viúva – Júlia, filha de Augusto, não teve sorte no amor. Viu dois maridos morrerem e foi abandonada pelo último, Tibério, sucessor do trono. Correm boatos de que ela tenha levado incontáveis homens para a cama ¿ sem culpa.
Palavras-chave: Quantas vezes elas aparecem no livro
Herdeiro – 54
Viúva – 43
Adultério – 33
Divórcio – 23
Amor – 23
Casamento – 229
Mulher – 806