Inverno: Assine Digital Completo por 5,99

7 quadrinhos notáveis lançados em 2015

Por Matheus Bianezzi
Atualizado em 4 nov 2016, 19h06 - Publicado em 17 dez 2015, 16h30

7. Turma da Mônica: Lições

top 10 hqs 2015

Continuação do sucesso Turma da Mônica: Laços (2013). Na trama, os quatro protagonistas se esquecem de fazer o dever de casa e com medo de levar bronca da professora, decidem fugir da escola. Como já era de se esperar, algo dá errado no plano e são colocados de castigo por seus pais. Até por isso que na capa, todos estão com carinhas de dar pena. As páginas transbordam nostalgia e pureza. Parabéns aos criadores Vitor e Lu Caffagi por conseguirem produzir uma HQ com atmosfera de infância, cheia de simplicidade e inocência.

6. Pétalas

top 10 hqs 2015

Se todo mundo lesse Pétalas, o mundo seria muito melhor. Digo isso porque podemos definir a história sem falas criada por Gustavo Borges (Edgar, A Entediante Vida de Morte Crens) e colorida por Cris Peter (Astronauta: Magnetar, Astronauta: Singularidade e O Uso das Cores), como uma fábula sobre a solidariedade. Uma família de raposas luta bravamente contra o frio, quando de repente recebem a visita de um pássaro misterioso que vai mudar suas vidas. O quadrinho não precisa de palavras para convencer, mas aqui vai outro argumento. Ele angariou mais de 1000% de sua meta no site de financiamento coletivo Catarse. E pensar que o autor não queria colocar sua obra no site com medo de não alcançar o valor proposto e passar vergonha – parece que o jogo virou, não é mesmo?

5. Promethea

top 10 hqs 2015

Aqui temos Sofia, uma jovem comum que decide fazer seu trabalho de conclusão da faculdade sobre uma personagem histórica chamada Promethea, conhecida como o avatar da imaginação humana. Ao longo da pesquisa, a protagonista descobre que diversos autores literários sem ligação alguma, durante os séculos, escreveram sobre a personagem, e, quando isso acontece, Sofia simplesmente se transforma em Promethea e passa a habitar o mundo da imaginação com um simples objetivo: trazer o apocalipse para a Terra. O enredo pode parecer complexo, pois Alan Moore utiliza muito de seu conhecimento sobre ocultismo e misticismo para narrar os eventos da obra. Mas, pasmem, a acessibilidade do quadrinho e a forma fluida com que o britânico nos conta a história é impressionante, dada a abstração do tema.

4. O Perfura Neve

top 10 hqs 2015

Continua após a publicidade

Escrita pelos franceses Jacques Lob (Superdupont) e Benjamin LeGrand (Lone Sloane), Perfura Neve se passa numa terrível Era do Gelo, onde a sobrevivência da raça humana parece impossível, se não fosse o último resquício da civilização: um trem de alta tecnologia que cruza o globo abrigando os últimos representantes da espécie. Dentro do veículo, são cultivados todos os materiais necessários pra a continuação da vida – comida, bebida, diversão, fé. Mas o que poderia ser a salvação, na verdade, se torna com o tempo a simples reprodução dos bons e velhos costumes e mecanismos que levaram o planeta à destruição, incluindo a dura hierarquia social, opressão física e fanatismo religioso. O filme Expresso do Amanhã, protagonizado pelo Capitão América – ops, quer dizer, Chris Evans – foi baseado nessa obra.

3. Demolidor – Revelado

top 10 hqs 2015

Escrita pelo “crime guy” Brian Michael Bendis (Alias, Powers, Dinastia M) e desenhada pelo búlgaro Alex Maleev (Guerra Civil: A Confissão, Invasão Secreta: Reinado Sombrio), Demolidor Revelado simplesmente tira a máscara do Homem Sem Medo. Atualmente, a identidade do personagem é pública, e é nessa história que o status quo de Matt Murdock muda radicalmente. Ele começa a ter uma vida de celebridade, com vários paparazzi – e problemas – o acompanhando à cada esquina. Para quem gostou da série lançada pela Netflix esse ano, é uma ótima pedida, já que mantém a pegada pé no chão, com vilões palpáveis e sem colans coloridos – menos o do protagonista, afinal, um herói precisa de um uniforme clássico.

2. Pílulas Azuis

top 10 hqs 2015

Continua após a publicidade

A emocionante narrativa autobiográfica de Frederick Peters (Castelo de Areia) conta como ele conheceu e se apaixonou por sua esposa, portadora do vírus HIV. No decorrer da história, podemos presenciar as dificuldades que um casal nessa situação passa, como o preconceito sofrido pela família e o constante cuidado exigido pela doença. Sem a pretensão de virar hit às custas de um tema polêmico, a obra tem a capacidade de mudar a forma como o leitor encara o assunto. A leitura deixa claro que Peters escreveu o quadrinho para si mesmo, usando a arte como escape de sua própria vida, e por esse motivo é tão cativante.

1. Sandman: Prelúdio

top 10 hqs 2015

A maioria das pessoas que leu Sandman tem uma relação especial com o quadrinho. Aquela leitura que te proporciona reflexão, imersão completa no universo, e ler Sandman: Prelúdio é como revisitar um velho e querido amigo. Para comemorar 25 anos da publicação do personagem, Neil Gaiman (Orquídea Negra, Deuses Americanos) decidiu voltar ao mundo dos sonhos em uma minissérie de seis edições. E olha, certamente não desapontou. O plano do autor é contar o porque o protagonista estava tão fraco no começo de sua jornada 25 anos atrás, a ponto de ser capturado por reles humanos. Dica: a história não é necessariamente uma prequel, e muito menos uma história de origem, já que ela até solta alguns spoilers da saga clássica. Então, vale a pena – e recomendo ler primeiro a série regular.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.