Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

A piada imortal: 5 curiosidades sobre as adaptações do Coringa

Frank Sinatra queria o papel, mas não conseguiu. Jack Nicholson topou, mas impondo uma condição singela. Veja esses e outros casos de bastidores.

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 23 out 2020, 15h29 - Publicado em 23 set 2019, 17h10

Quase 80 anos depois da primeira aparição nos quadrinhos, o Coringa coleciona diversas adaptações – e ótimas histórias de bastidores. Confira algumas delas, com os atores que já o interpretaram:

1 – Cesar Romero (1966-1968)

O cantor Frank Sinatra queria o papel do vilão na série. Em 1960, ele e Romero atuaram juntos na primeira versão de Onze Homens e Um Segredo (pois é: o filme de 2001, estrelado por George Clooney e Brad Pitt, é na verdade um remake).

2 – Jack Nicholson (1989)

Inicialmente, ele estava relutante em aceitar o papel. Para convencê-lo, o diretor Tim Burton e o produtor Peter Guber viajaram a pedido do ator até sua fazenda em Aspen, nos EUA.

Jack havia os convidado para um passeio à cavalo, no qual poderiam conversar sobre o filme. O problema era que Burton nunca havia cavalgado antes, e não fazia ideia de como fazer isso. Guber tratou de dizer a ele: “Hoje você vai precisar saber montar!”. No fim, deu certo, e Nicholson aceitou o papel.

3 – Heath Ledger (2008)

Para criar as cicatrizes do personagem, a produção se inspirou em algo real: o Glasgow smile (também chamado de Chelsea smile, golpe que fere os cantos da boca de alguém com um corte.

Glasgow smile se popularizou com as gangues britânicas a partir da década de 1920, e pode ser feito tanto com uma faca quanto outro objeto cortante, como uma garrafa quebrada. O ator Tommy Flanagan, da série Sons of Anarchy, adquiriu uma cicatriz do tipo ao ser atacado do lado de fora de um bar na Escócia.

Continua após a publicidade

4 – Jared Leto (2016)

A versão de Leto para o palhaço de Gotham não foi a das mais elogiadas. Mas vamos dar um desconto para ele: a participação do seu personagem em Esquadrão Suicida durou menos que 15 minutos. O próprio ator ficou surpreso com a versão final do filme quando ele estreou.

Após as críticas negativas, o diretor David Ayer revelou que se arrependeu das decisões que tomou para o Coringa. Ele disse que, se pudesse voltar atrás, colocaria o palhaço como o vilão principal do filme. Leto, porém, não foi confirmado para a sequência do longa

5 – Joaquin Phoenix (2019)

Phoenix fugiu das HQs para criar uma nova versão do vilão – que dança, inclusive. Os passos saíram de The Old Soft Shoe, uma apresentação de 1957 do ator Ray Bogler (que viveu o Espantalho de O Mágico de Oz):

Continua após a publicidade

Outro Coringa memorável? Mark Hamill (o Luke Skywalker de Star Wars) é o principal dublador das animações do vilão. Dá uma olhada:

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.