PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Além dos gibis (e da Mônica): as novidades da Maurício de Sousa Produções

Conteúdo multiplataforma e foco em diversidade aproxima ainda mais os famosos personagens da Turma da Mônica de seu público

Por Ingrid Luisa
7 dez 2018, 20h07

Quando a primeira tirinha do que viria a ser a Turma da Mônica chegou aos jornais, em 1959, protagonizada por Franjinha e Bidu, nem o próprio Maurício de Souza imaginava onde iria chegar. Além de marca líder na produção de quadrinhos nacionais há décadas, a Maurício de Sousa Produções (MSP) vem expandindo seu conteúdo para diferentes plataformas, gêneros e até países. Na CCXP 2018, o universo de lançamentos foi exposto ao grande público.

“É o terceiro ano que fazemos esse painel para a CCXP. Mostramos o que a MSP quer daqui pra frente: uma expansão de marca, de plataforma, ativando outras licenças que não tínhamos tão fortes através de graphic novels, jogos, youtube, cinema etc”, diz Marcos Saraiva, em entrevista à SUPER.

Ele é Diretor de Desenvolvimento Comercial e líder do núcleo digital da Maurício de Sousa Produções (além de filho da Mônica). Mas o neto de Maurício de Sousa é mais conhecido como o cara por trás de novidades como a conta da Turma da Mônica no twitter – que brilha na internet com seus memes e piadas desde agosto deste ano.

E essa expansão foi mostrada no painel da CCXP 2018. O selo Graphic MSP, que concedeu, pela primeira vez, o direito de outros artistas desenharem os personagens da turminha, anunciou quatro novidades para 2019. Já com 21 títulos no catálogo, no ano que vem finalmente teremos a estreia da personagem Tina, da turma do Rolo, em uma aguardada graphic novel própria, desenhada por Fefê Torquato. A sequência de Mônica – Força, de Bianca Pinheiro, Capitão Feio 2, de Marcelo e Magno Costa, e uma nova releitura de Piteco, por Eduardo Ferigato, fecharam os anúncios feitos pelo (empolgado) Sidney Gusmão – o Sidão, líder do planejamento editorial da MSP.

Mas, além de promover quadrinistas nacionais, a MSP expande seus horizontes para relações internacionais: na CCXP, foram exaltadas as parcerias com a DC Comics e com os personagens de Osamu Tezuka, o “pai do mangá moderno”. Enquanto Astroboy vai virar personagem da websérie Turma da Mônica Toy, Superman, Batman e outros personagens da Liga da Justiça estarão nas revistinhas semanais e até nos mangás da Turma da Mônica Jovem.

Continua após a publicidade

Falando em TMJ, finalmente ela ganhará sua tão esperada animação: os personagens ganham vida no ano que vem, pelo Cartoon Network. E não só eles: Astronauta – Propulsão, baseado na obra de Danilo Beyruth (que escreveu quatro graphics MSP do personagem), vai virar série pela HBO.

Dos quadrinhos para a telona

“A ideia é ter o máximo de conteúdo no maior número de plataformas possíveis”, resume Marcos Saraiva. Finalmente, depois de 60 anos, a turminha será vista em carne e osso nas telas do cinema.

O filme Turma da Mônica – Laços, baseado na graphic novel homônima dos irmãos Lu e Victor Cafaggi, teve seu trailer exibido em primeira mão na CCXP. Nele, podemos ver o desaparecimento de Floquinho (cachorro do Cebolinha) e o garoto com cinco fios de cabelo explicando que o plano para recuperá-lo é cada membro da turminha usar sua própria habilidade: “a Magali é muito magla, o Cascão cole lápido, a Mônica é bem folte, e eu sei ilitar pessoas como ninguém”.

Continua após a publicidade

Dava para ver a emoção no rosto da plateia assistindo aos personagens da sua infância ganharem vida – inclusive caíram lágrimas dessa repórter aqui. Ao final do trailer, finalmente o personagem de Rodrigo Santoro no longa foi revelado: o Louco.

O diretor Daniel Rezende e as quatro crianças também estiveram no painel, e o teatrinho com cada um “interpretando” os personagens ao vivo levantou sorrisos da plateia. Cebolinha se despediu com um “até a plóxima” e Cascão roubou o microfone para um recado final: “dica: não tomem banho!”.

Continua após a publicidade

Diversidade ainda que tardia

Milena, a primeira personagem negra da turminha, nasceu no fim do ano passado. Jeremias, que já é velho na Turma mas nunca tinha tido protagonismo, ganhou uma Graphic MSP só sua esse ano – Jeremias Pele, de Rafael Calça e Jefferson Costa, foi o terceiro livro mais vendido do Brasil em junho de 2018. Agora essa é a prioridade da MSP.

“Mauricio falou na graphic do Jeremias que está corrigindo um erro histórico, que é não ter dado um protagonismo para o Jeremias antes. A gente entende que temos personagens fortes dentro de todos os tipos [Luca é cadeirante, Dorinha é cega, Tati possui síndrome de Down…], e a ideia é essa, apresentar pras crianças que é natural ter diversidade em todo lugar. É normal um menino negro brincando com uma menina branca, com uma criança japonesa, com um garoto cadeirante, outro cego, e é isso que queremos mostrar”, diz Marcos Saraiva.

No painel, foi anunciada uma linha de produtos exclusiva do personagem Jeremias, produção em parceria com a Laboratório Fantasma, marca do rapper Emicida. Quando o cantor apareceu no telão anunciando a novidade, foi ovacionado. A MSP mostrou que só expande suas barreiras, em todos os bons sentidos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.