Artista recria cenas de Star Wars com uma única folha de papel
A Força é forte nestes kirigamis
Há aqueles que custam a lembrar o passo a passo para fazer um barquinho de papel. E, na outra ponta do espectro de talentos manuais, está Marc Hagan-Guirey, mestre Jedi absoluto da arte do kirigami. Ele é o responsável pelo trabalho que você vê acima – uma intrincada recriação em papel da icônica cena da cantina de Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (em que Han Solo atira primeiro, como você sabe). Já seria um bocado impressionante caso se tratasse de um complexo modelo com diversas peças. Mas, no caso de Hagan-Guirey, todos os cenários são criados usando uma única folha de papel. Sério.
O artista, também conhecido como Paper Dandy, faz criações em papel há muitos anos, mas, em sua série dedicada à saga criada por George Lucas, a força é ainda mais forte em detalhes. Para fazer os complexos modelos, o artista vale-se da técnica do kirigami – do japonês, kiru, “recortar”, e kami, “papel” –, tradicional arte japonesa que combina as dobraduras do origami com recorte e colagem de papéis para criar obras tridimensionais. Em resumo: não é fácil.
LEIA: O lado Jar Jar Binks da Força
Para chegar neste ponto, Paper Dandy investiu um bocado de tempo. Cansado de sua carreira na área de direção de artes digitais e com anseio por voltar a criar coisas com as próprias mãos, Hagan-Guirey resolveu chutar o balde em 2012. Depois de criar apenas um modelo bem sucedido em origami, o artista abandonou seu emprego e resolveu se dedicar integralmente à criação de obras de arte em papel – uma escolha que nem todo mundo pode pagar para ver, mas que deu certo no caso do britânico.
De lá pra cá, foram quatro anos de aprimoramento da técnica e investimento em projetos cada vez mais complexos. “Vai além de criar algo que se assemelha a um edifício ou que parece uma cena. Você começa a ver como pode resolver problemas para tornar as coisas ainda mais realistas ou ainda mais parecidas com o original”, o artista contou ao StarWars.com.
LEIA: Quanto custa o traje de Darth Vader?
A proposta final de Marc é contar histórias por meio de papéis meticulosamente cortados. “Eu amo ser capaz de criar uma cena inteira em apenas um pedaço de papel. Algumas pessoas que visitavam a exposição olhavam para as peças e eu as escutava dizendo: ‘Olha, aí tem este trecho, aquele outro trecho e depois foi isso que aconteceu’. E eles são capazes de recontar essa cena inteira a partir de apenas aquele papel”, afirma o artista.