GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quanto custa o traje de Darth Vader?

Há mais tecnologia escondida por trás daquela respiração mecânica do que pode imaginar a nossa vã filosofia

Esqueça aquela fantasia super realista que você montou do Lorde Sombrio de Star Wars – qualquer cosplay de Darth Vader é cospobre depois da conta feita pela Shade Station para saber quanto custaria, na vida real, o traje usado pelo braço direito do Imperador. E não seria pouca grana: segundo a estimativa, o mais polêmico membro da família Skywalker andaria por aí vestindo cerca de 18 milhões de dólares. #ImpérioOstentação 

LEIA: Por qual episódio devo começar a assistir Star Wars?

A justificativa para o valor absurdamente alto é a hipótese de que há muita tecnologia escondida debaixo daquela capa preta – a começar pelo sistema que confere ao vilão sua característica respiração mecânica. Segundo os responsáveis pelo “orçamento”, o característico som indica que há algum tipo de respirador e equipamento cardíaco integrados ao traje, o que custaria pelo menos 45 mil dólares. Outros mil dólares seriam gastos com o sintetizador de voz embutido no icônico capacete, responsável pelo timbre ameaçador de Vader.

Mas tudo isso é apenas um trocadinho perto do valor do traje base – é nele que o Imperador Palpatine teria investido pelo menos 65% dos custos exorbitantes para manter Vader vivo. A suposição é que as roupas usadas pelas tropas de elite do Império Galático são hermeticamente fechadas para permitir a exposição ao espaço (não que isso explique como todos os outros personagens passeiam pela galáxia muito, muito distante). Isso significa que o traje precisaria ser parecido com aquele usado pelos astronautas da Nasa, que custam cerca de 12 milhões de dólares. 

LEIA: Qual personagem de Star Wars mais combina com seu gosto musical?

Outra porção de milhões seria investida na manutenção dos membros protéticos da versão sombria de Anakin, que perdeu o braço esquerdo e as pernas em seu conflito com Obi-Wan Kenobi. Além de 180 mil dólares relativos às próteses, seria necessário um investimento total de pelo menos 5,4 milhões para mantê-las funcionais durante toda a vida útil do traje.

Os últimos 600 mil seriam gastos no capacete inteligente, com realidade aumentada. Similar ao caríssimo Helmet Mounted Display Systems (HMDS) para uso em caças F-35, o capacete ofereceria ao Lorde Sombrio visão noturna, mira avançada e um poderoso sistema de navegação. 

LEIA: 10 mundos de Star Wars que poderiam existir de verdade

E você aí achando que o maior trunfo de Vader era a Força.

O cálculo completo pode ser visto na imagem abaixo – boa sorte para reproduzir a roupa em casa:

LEIA TAMBÉM:
 A melhor teoria do mundo sobre Star Wars veio da Mooca
 21 curiosidades intergaláticas sobre a franquia Star Wars
 30 fotos raras das gravações da saga Star Wars