PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

As diferenças entre o jogo e a série The Last of Us, em cada episódio

A série estrelada por Pedro Pascal reproduz os acontecimentos do jogo lançado em 2013 – mas a trama da HBO adiciona detalhes que não aparecem no game

Por Maria Clara Rossini
3 mar 2023, 17h58

The Last of Us está chegando ao fim. O último episódio da primeira temporada será transmitido na noite do dia 13 de março. Se você nunca jogou o game mas quer saber se a adaptação televisiva é fiel ao material original, confira as principais diferenças entre o jogo da Naughty Dog e a série da HBO.

Atenção: este texto contém spoilers do jogo e da série

Episódio 1

Print de cena do episódio 1 de Last of Us.
(HBO/Reprodução)

As diferenças já começam no período em que a história acontece. No jogo, a pandemia do fungo Cordyceps começa em 2013, enquanto os acontecimentos principais se passam em 2033. A série altera essa linha do tempo para se encaixar no seu ano de lançamento: a pandemia começa em 2003 e a trama se desenrola nos dias de hoje, em 2023.

A série também apresenta mais a personagem Sarah, filha de Joel. Algumas cenas que não aparecem no jogo incluem a menina indo à escola e buscando o presente de aniversário do pai. Outra diferença é que na série Sarah é biracial, enquanto no jogo ela é caucasiana.

Enquanto o jogo não diz por que Joel estava fora de casa na noite do surto pandêmico, a série revela: ele foi tirar o irmão Tommy da cadeia. A família Adler, vizinhos de Joel e Sarah, também não aparecem no jogo.

Já em 2023, a motivação de Joel na série é conseguir uma bateria de carro para encontrar Tommy, com quem ele perdeu contato. No jogo, os dois não têm uma boa relação. A motivação de Joel no jogo está relacionada a um acordo de armas.

Continua após a publicidade

No jogo, a infecção pelo Cordyceps também pode ser transmitida por esporos no ar – o que faz os personagens usarem máscaras de gás em algumas cenas. A série, no entanto, optou por deixar a mordida e gavinhas do fungo como única forma de contaminação.

Episódio 2

Print de cena do episódio 2 de Last of Us.
(HBO/Reprodução)

O segundo episódio mostra uma pesquisadora de micologia em Jakarta, na Indonésia. Ela avisa que não há vacina para infecções fúngicas e manda bombardear a cidade. Essa cena não aparece no jogo.

A morte de Tess também é diferente: no jogo, ela é morta por soldados da FEDRA, que estavam seguindo o grupo desde que saíram da Zona de Quarentena. Tess, que já estava infectada, ganha tempo para que Joel e Ellie pudessem escapar. Na série, por outro lado, eles estavam sendo perseguidos por infectados. Ocorre uma explosão que destrói tanto os infectados quanto Tess.

Episódio 3

Print de cena do episódio 3 de Last of Us.
(HBO/Reprodução)
Continua após a publicidade

Praticamente todos os acontecimentos do terceiro episódio só existem na série. Ele foca no romance entre Bill e Frank, que não existe no jogo. Na série, ambos escolhem se matar após terem vivido uma vida feliz juntos. No jogo, é apenas Frank que se mata enforcado após ser infectado. Bill continua vivo e encontra Joel e Ellie.

Na série, Ellie pega uma arma para si na casa de Bill e Frank, escondendo-a de Joel. No jogo, é o próprio Joel que dá a arma a Ellie, dizendo que ela deve ser usada apenas em emergências.

Outra diferença está na explicação que Joel dá sobre o início da pandemia. Na série, ele diz a Ellie que o Cordyceps provavelmente passou por uma mutação e infectou algum alimento muito utilizado, como farinha. No jogo, a explicação é que o fungo infectou plantações na América do Sul, e assim chegou aos humanos.

Episódio 4

Print de cena do episódio 4 de Last of Us.
(HBO/Reprodução)

Neste episódio, Joel e Ellie passam por Kansas City (no jogo, é Pittsburgh). A cidade é controlada por uma resistência civil (conhecida no jogo como “Hunters”) liderada por Kathleen. Essa personagem não aparece no jogo. Na série, ela persegue Henry para vingar a morte do seu irmão.

Continua após a publicidade

A série também conta um pouco mais do passado de Tommy. Joel conta que ele se alistou para o exército após a faculdade, e depois para os Vaga-Lumes, quando a pandemia começou. Esses detalhes adicionam mais profundidade ao personagem de Tommy do que é mostrado no jogo.

Episódio 5

Print de cena do episódio 5 de Last of Us.
(HBO/Reprodução)

Assim como o terceiro episódio, o quinto foca na história de personagens que não são muito aprofundados no jogo. Os irmãos Henry e Sam aparecem no game para ajudar Joel e Ellie a escaparem da cidade. Mas a história dos dois é um pouco diferente.

No jogo, Henry e Sam saem de uma Zona de Quarentena abandonada e vão procurar por mantimentos em Pittsburgh. Os dois acabam encurralados pela resistência que controla a cidade, e precisam dar um jeito de escapar.

Na série, Henry entregou o irmão de Kathleen à FEDRA em troca de medicação para Sam, que sofre de leucemia. Por esse motivo, Kathleen quer matar Henry para se vingar. Outra mudança é que, na série, Sam é mais novo e tem deficiência auditiva. 

Continua após a publicidade

Episódio 6

Print de cena do episódio 6 de Last of Us.
(HBO/Reprodução)

Em comparação ao jogo, a série se aprofunda mais na personagem Maria, esposa de Tommy. Ela conta a Ellie sobre sua vida antes da pandemia, e também revela que está grávida de Tommy – algo que não acontece no game

No final do episódio, Joel é esfaqueado durante um confronto na Universidade de Colorado. Essa é outra mudança em relação ao jogo, em que o personagem se fere ao cair em pedaço de vidro.

Episódio 7

Print de cena do episódio 7 de Last of Us.
(HBO/Reprodução)

Tanto na série quanto no jogo, Ellie precisa cuidar do ferimento de Joel. No game, a menina procura por remédios em um shopping abandonado de Colorado, o que desperta a memória da sua última noite com Riley. Na série, Ellie procura por suprimentos em uma casa, enquanto Joel descansa.

Continua após a publicidade

Os flashbacks da série mostram um pouco da experiência de Ellie na escola da FEDRA, enquanto o jogo foca apenas no shopping. Duas atividades que aparecem no jogo são omitidas da série: as garotas brincando com armas de água e jogando pedras em carros.

Ao contrário da série, a máquina de arcade está quebrada no jogo, então Ellie apenas imagina como seria brincar com Riley. E, para os curiosos, a cena de beijo entre as duas é praticamente idêntica no jogo e na série.

Compartilhe essa matéria via:

The Last of Us

.

The Last of Us parte 1 para Ps5

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.