Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Candelabro lembra a vitória na Festa das Luzes

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 30 set 1997, 22h00

Qual o significado do candelabro de nove braços utilizado pelos judeus?

A chanukiá é usada na Festa das Luzes, a chanucá, realizada em dezembro. Esse castiçal deriva da menorá, um outro candelabro, de sete ramos, que representa os dias da criação (iluminar a menorá todo fim de tarde é um ritual importante na religião judaica). A Festa das Luzes lembra a vitória do exército judeu liderado por Matatias e seu filho, Judas Macabeu, que libertou o Templo de Jerusalém da dominação grega em 164 a.C. Diz a lenda que, quando eles retomaram o templo, restava apenas um frasco do óleo de oliva usado para acender a menorá. A quantidade encontrada só dava para uma noite. “Mas milagrosamente o óleo durou o suficiente para repetir a cerimônia por oito dias”, conta o rabino Eddy Khafif, da Congregação Israelita Paulista. Era exatamente o tempo requerido para fabricar e transportar mais um pouco do combustível até o local.

Nos oito dias em que ocorre a Festa das Luzes, ilumina-se um dos braços da chanukiá a cada crepúsculo, de modo que, ao final da celebração, os nove estarão ardendo. “Mas é da peça do meio, a mais alta, que se tira o fogo para levá-lo às demais“, explica Jairo Fridlin, da editora Sêfer, em São Paulo. Na primeira noite acende-se o castiçal do centro e um dos braços; na segunda, são acesos os dois anteriores e mais um ramo, e assim por diante.”

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.