PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

“Cem Anos de Solidão”: entenda a árvore genealógica da família Buendía

Para não se perder em meio a tantas gerações e nomes repetidos, preparamos um guia para o livro (e para a adaptação da Netflix, que estreou nesta semana).

Por Eduardo Lima
Atualizado em 13 dez 2024, 13h55 - Publicado em 13 dez 2024, 13h51

Cem Anos de Solidão é um dos maiores clássicos da literatura latino-americana. Publicado em 1967, foi o livro que lançou seu autor, o jornalista colombiano Gabriel García Márquez, ao estrelato no seu país, na América Latina e no mundo todo. 15 anos depois, ele seria laureado com o Prêmio Nobel de Literatura.

Agora, mais de 50 anos depois da publicação do romance, o livro virou uma série da Netflix. A primeira parte da produção já está disponível na plataforma, e a Super preparou algo para te ajudar na maratona (e na leitura, claro): uma árvore genealógica com as personagens da história.

A obra-prima de García Márquez narra a trajetória da família Buendía por sete gerações, depois que o patriarca José Arcádio fundou a cidade de Macondo, misturando ficção e realidade para contar a história da Colômbia. Márquez se vale de histórias reais para construir uma literatura mágica, como sua versão do episódio real do Massacre das Bananeiras (entenda mais sobre aqui).

O problema para os leitores incautos é que os nomes não variam muito de geração para geração – chega um momento que há 19 Aurelianos coexistindo – e os relacionamentos da família são complexos, com irmãos compartilhando a mesma amante ou irmã adotiva casando com o irmão.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Não é uma estratégia para confundir nem assustar o leitor. O pai de Gabo (apelido de García Márquez) também era Gabriel, assim como outro irmão. Os nomes repetidos são uma marca da cultura latino-americana. Pense em tantas famílias com várias Marias que você conhece, ou descendentes que levam “Filho” e “Neto” no sobrenome.

Para não haver dúvida ou confusão, segue a árvore genealógica dos Buendía. Agora aproveite, dê play na série ou abra o livro – sem medo de se perder e pronto para mergulhar numa das obras mais maravilhosas da literatura mundial.

Infográfico, em fundo creme, com a árvore genealógica da família Buendia.
(Cristielle Luise/Superinteressante)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.