Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Confira a entrevista com Peter Lord, criador dos filmes Fuga das Galinhas e Piratas Pirados!

A história de Peter Lord com animação tem mais de 40 anos: ele abriu seu primeiro estúdio em 1972. Nesta entrevista, ele fala sobre sua marca registrada: as animações de stop motion.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h59 - Publicado em 24 Maio 2012, 22h00

Carol Castro

A história de Peter Lord com animação tem mais de 40 anos: ele abriu seu primeiro estúdio em 1972. Lord é conhecido pelo seu filme Fuga das Galinhas e está lançando agora Piratas Pirados!. Nesta entrevista, ele fala sobre sua marca registrada: as animações de stop motion – estilo gravado quadro a quadro, com fotos de bonecos de massinha que ganham movimentos nas telas

Qual são os desafios de filmar em stop motion?
Há algumas coisas que são muito difíceis de fazer: o oceano, a água. Assim como cenas com muitos personagens que se movimentam. A voz também é um trabalho difícil. Posso gravar o áudio em 3 horas, mas depois toda a equipe fica em cima daquilo por um ano. Por exemplo, no último filme, todas as falas do personagem Black Bellamy foram gravadas em 3 ou 4 horas. Aí os animadores trabalharam ao longo do ano seguinte, para unir as falas às caras e cenários.

Por que demora tanto para sincronizar a voz com a imagem?
Pense em uma cena que dura uns 5 segundos. O que fazemos é calcular exatamente quanto tempo cada palavra precisa para ser pronunciada. Se o personagem diz “olá”, vemos quanto tempo dura o “o” e quanto dura o “lá”. E depois temos de escolher a boca que se pareça com esses sons. Temos uma grande biblioteca de mudanças de boca. O Capitão Pirata, que é nossa estrela, por exemplo, tem 250 bocas diferentes. É um trabalho imenso.

O que faz um diretor numa animação em stop motion?
Decido coisas pequenas, como uma pedra no cenário, até coisas grandes, como quais atores usar, como os atores devem atuar e como termina essa performance. Toda hora, todo dia estou lá dizendo às pessoas da equipe o que fazer. Dirigir é isso… Eu dou desafios a todos e depois eu tento fazê-los vencer aqueles desafios.

Continua após a publicidade

Quanto tempo demora para um filme como esse ficar totalmente pronto?
A ideia desse filme apareceu há 5 anos. Começamos a construir os personagens e fazer o set há 3 anos. E desde então o time foi crescendo cada vez mais. Quando comecei éramos em 20 pessoas. Agora, no final, eram mais de 300.

Quais tecnologias você usa para facilitar o trabalho em stop motion?
Nesse filme eu trabalhei mais com câmeras digitais, e isso ajudou bastante. Usei efeitos especiais do computador para fazer coisas muito difíceis, como os sobrevoos e a água. Usamos também algumas técnicas meio difíceis de descrever, como o “rapid prototyping” [prototipagem rápida]. É assim que fazemos as bocas dos personagens. Como precisamos de muitas mudanças na boca, usando esse recurso, dá para imprimir uma expressão para cada situação.

Qual é a diferença em fazer uma stop motion em 3D?
Há uma diferença, mas não é tão grande. Há algumas coisas de composição que mudam. Em um filme normal, por exemplo, tem um ângulo chamado “over the shoulder” (por cima dos ombros). Imagine dois atores, um homem e uma mulher. O homem está fumando. Aí a câmera vem pelo ombro dela: você vê as partes de trás do pescoço, ombro e da cabeça dela, e o rosto do homem fumando. E você não pode fazer isso em filmes 3D, fica estranho. É esse o tipo de coisa que muda.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.