Contém: Detergente, lã e sebo de boi

Lave os cabelos com um poderoso aniquilador de sujeira, capaz de eliminar até os restos do seu almoço: o xampu Niely Gold Chocolate

Atualizado em 31 out 2016, 19h03 - Publicado em 5 fev 2011, 22h00

Karin Hueck e Larissa Santana

Lauril Sulfato de Sódio
Tchau, sujeira! Aqui está o caçador da imundície. Muitas vezes extraído de palmeiras, o lauril é tão poderoso que também entra na fórmula de detergentes para lavar louça e roupas. É por causa dele que o xampu faz espuma – e irrita os olhos.

Queratina

Essa proteína tem a função de proteger nossos fios e reparar os que estão danificados. Para fazer xampu, os químicos procuram por queratina debaixo dos caracóis de outros cabelos – como os das ovelhas. É da lã que eles a retiram. Mas também dá para encontrá-la em sobras de couro, cartilagem de boi ou proteínas vegetais.

Extrato de cacau
Rico em ácido graxo, o extrato de cacau tem carboidratos e vitaminas – que podem deixar os cabelos mais macios. Mas não se engane: ele não deixa seu xampu com cheiro ou cor de chocolate. Essa tarefa cabe aos perfumes e corantes.

Goma Guar Quaternizada
O ingrediente é derivado da goma guar, extraída de uma planta originária da China e do Paquistão. A planta é um curinga do mundo da química. Isso porque ela é usada em muitos cosméticos e alimentos – como balas e sopas instantâneas – para dar consistência às misturas. No xampu, evita que ele fique aguado e escorra pelos dedos. No cabelo, ajuda a deixar seus fios mais sedosos.

Glicerina

Glicerina no xampu indica uma coisa: você está esfregando gordura na cabeça. E essa gordura pode ser tanto vegetal – vinda de soja ou coco – quanto animal – na maioria das vezes, de vaca. Mas, antes que você fique com nojinho, saiba que esse sebo todo ajuda a hidratar suas madeixas.

Dimeticone Copoliol
Nada mais é do que o conhecido silicone. Os silicones vêm do (adivinhe só) silício, o 2º elemento mais abundante no planeta – está na areia, por exemplo. No cabelo, eles protegem os fios da desidratação. Em outros produtos, os silicones viram até lubrificante de carro.