Clique e assine com até 75% de desconto

De Parmênides ao Palmeiras

Descubra as conexões de Parmênides ao Palmeiras

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 10 dez 2012, 22h00

Fabio Marton

Parmênides
Nascido na colônia grega de Elea, na Itália, o místico, poeta e filósofo serviu de influência para Platão, que o chamava de “nosso pai”, isto é, o pai da filosofia. Entre outras coisas, Parmênides afirmava que o vácuo é impossível – o que levou os pensadores da Grécia antiga a uma grande discussão sobre o assunto. E isso deu origem à…

Teoria Atômica
Demócrito (460-370 a.C.) propôs que a matéria é composta por átomos, partículas indivisíveis. A teoria acabou engavetada, até Antoine Lavoisier (1743-1794) deduzir que o mundo só faz sentido se a matéria for constituída de “tijolos” imutáveis – isto é, os átomos. Lavoisier baseava-se nos estudos de outro cientista…

Joseph Priestley
Pastor, químico e filósofo, Priestley (1733-1804) descobriu o oxigênio. Não foi a única coisa que ele descobriu: ao colocar água sobre barris de cerveja fermentando, percebeu que ela era gaseificada – e começou a oferecer aos amigos. Adaptada à indústria no século 19, a gaseificação seria usada por empresas como a…

Antarctica
A companhia surgiu em 1885, como um abatedouro, em São Paulo. Rapidamente expandiu seus negócios para cervejas, refrigerantes, presunto, banha e gelo. Com o sucesso do negócio que deu mais certo, o de cervejas, uma nova sede foi aberta na Mooca, em 1920. E o terreno da primeira fábrica acabou vendido, no mesmo ano, para o…

Palmeiras
O terreno que o clube comprou era o Parque Antártica, e lá já havia um clube de recreação da empresa, que foi ampliado após a aquisição. Fundado em 1914, o clube chamava-se Palestra Itália até 1942, e esse ainda é o nome oficial do Estádio. Era o time dos italianos no Brasil. Ao contrário de Parmênides, que era um grego na Itália.

Continua após a publicidade
Publicidade