Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Dúvidas para seus ouvidos

Acústica, relógios, canibalismo: nada escapa à curiosidade dos leitores

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 24 jun 2010, 22h00

Fones de ouvido têm indicação de lado direito e esquerdo. Faz diferença?
WALLACY WAGNER, Abreu e Lima, PE

Antes de tudo, parabéns a você e aos outros 9 265 abreu-limenses pelo privilégio de habitarem um município cujo nome contém uma conjunção coordenada aditiva. Quanto à sua pergunta: dependendo do formato do fone, pode até ser desconfortável, mas, para ouvir música, não faz diferença alguma. Como explica o coordenador do Centro de Estudos da Fala, Acústica, Linguagem e Música na UFMG, Hani Yehia, o som é gravado por dois microfones para ser reproduzido em dois fones (ou caixas de som), mas tanto faz ouvir o som captado pelo microfone direito no ouvido esquerdo ou vice-versa: a experiência será idêntica. Para assistir vídeos, no entanto, é importante pôr o R (right) e o L (left) em sua devida orelha. Em filmes e seriados, muitas vezes a intenção é que você associe o som a pontos específicos da tela. Sério, dão até Oscars para isso, faz diferença.

Por que o gelo fica grudento?
JULIANA MARINHO, Pinheiro, MA

Juliana, às vezes, a solução do problema está em nós mesmos. Não é o gelo que é grudento: são as gotículas de suor de nossas mãos que, em contato com o gelo, dão um efeito de grude. Seque bem as mãos antes de pegar no gelo e tudo vai dar certo.

Não consigo escovar meus dentes com outra escova que não seja a dura. Me parece que, se for com uma escova macia, meus dentes não estão limpos. Faz sentido?
ALESSANDRA, Carambeí, PR

Continua após a publicidade

Nem precisava ter omitido seu sobrenome, Alessandra: tem sentido, sim. O que não significa que escova macia seja ruim, apenas que a dura é a mais adequada para você – ela pode ser a ideal para quem tem gengivas sensíveis. O presidente da Associação Brasileira de Odontologia, Newton Carvalho, explica que escolher a escova é tão sério quanto, bem, escolher uma pomada: “As pessoas vão ao dermatologista para saber qual o seu tipo de pele e qual creme será mais eficaz. Vale o mesmo para gengivas e a escova de dentes”.

Qual o significado e a origem das siglas a.m. e p.m. dos relógios dos EUA?
GABRIEL BRITO, Salvador, BA

Não creia nesses lacaios do imperialismo ianque que afirmam ser after midnight e pre-midnight. As siglas a.m. e p.m. são do latim, respectivamente de ante meridiem (“antes do meio-dia”) e post meridiem (após o meio-dia), termos que vêm (supresa) da Roma antiga. Algumas fontes dizem que os romanos contavam as horas entre meia-noite e meio-dia de forma invertida. A nossa 1 da manhã eles chamavam de 11 a.m., 2 da manhã de 10 a.m. e assim por diante, até chegar a 1 a.m. (uma hora antes do meio-dia), nossas 11 horas. E os outros eram bárbaros…

Continua após a publicidade

Estava a observar as vacas e cheguei a esta dúvida: como deveríamos tratar um humano se quiséssemos fazer dele um churrasco? Como seria a “pecuária humana”?
DAVID J. E. KLIEMANN, Planalto, RS

Por termos o mesmo tipo de fibra muscular que os bovinos, é provável que fôssemos tratados como eles, palpita, constrangido, Rafael Babtista, professor de fisiologia da PUC-RS. Como o sedentarismo resultaria em excesso de gordura e muito exercício deixaria a carne dura, o ideal seria criar humanos em campo aberto, onde a busca por pasto e sombra obriga a um exercício leve e contínuo. No açougue, seria melhor evitar coxas e bíceps, propensos a músculos, e dar preferência a cortes do abdômen e das costas. Pressionado, Baptista arrisca que a parte interna da nossa coxa seria a picanha humana. Beleza, David? Só não nos convide para o churrasco.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.