Esse cara faz arte com Lego – e está chegando ao Brasil
O americano Nathan Sawaya consegue construir quase qualquer coisa com peças comuns do brinquedo. Mas o que ele gosta mesmo é de fazer arte.
Por Helô D'Angelo
SEGUIR
SEGUINDO
Atualizado em 12 jan 2023, 18h03 - Publicado em 30 Maio 2016, 14h30
80 mil peças: esse é o tamanho de um tiranossauro rex de 6 metros de comprimento, que levou três meses para ficar pronto. O criador é Nathan Sawaya, um americano doido por Lego que, há 12 anos, largou o emprego de advogado para se tornar artista em tempo integral.
Sua exposição, Art Of The Brick (algo como “Arte das Peças”), atraiu mais de 2 milhões de pessoas e rodou o mundo inteiro – suas esculturas já visitaram grande parte dos Estados Unidos, a Austrália, a Ásia, a Europa e chegam ao país em agosto, trazendo para São Paulo e para o Rio de Janeiro 70 obras. Algumas delas foram criadas especialmente para o Brasil, mas, em entrevista exclusiva para a SUPER, o artista preferiu guardar segredo para surpreender os brasileiros. Será a primeira vez que a exposição de Sawaya vem à América Latina.
Mas Nathan não trabalha apenas com o que é curioso, como o dinossauro. Ele gosta de representar a figura humana em esculturas que explorem o emocional: sua obra mais conhecida, Yellow (de 11 mil peças), mostra um homem rasgando o próprio peito para mostrar ao mundo tudo o que o compõe – peças amarelas de Lego. Essa mesma obra até fez uma ponta no clipe de G.U.Y, da Lady Gaga.
A exposição, considerada pela CNN uma das 12 que você precisa ver na vida, só chega ao país daqui três meses. Mas você pode matar um pouco da curiosidade com a nossa galeria.
Água, a substância mais estranha da face da TerraA água tem mais de 70 anomalias – ou seja, comportamentos que desafiam as previsões dos físicos. Neste vídeo, explicamos quatro delas.Ela é menos densa no estado sólido que no líquido, desafia a gravidade e congela mais rápido se está fervendo. Essas são algumas das mais de 70 anomalias da água: um conjunto de características que nenhum outro líquido do Universo tem. Entenda por que os superpoderes do H2O são a chave para a vida na Terra.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.