GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Livros SuperImportantes

Profissão, carrasco

Carrascos de Paris: a dinastia dos Sanson, Bernard Lecherbonnier Editora Mercuryo, São Paulo, 1991

Que tipo de homens eram os carrascos que comandavam as execuções na temida guilhotina, na França dos séculos XVIIe XVIII? Apesar de risco, eles eram marginalizados pela sociedade. o autor, historiador francês, reconstitui, com base em documentos da época, a trajetória de uma dinastia, inciada em 1688, com Charles Sanson, que herdou a sinistra profissão do sogro.

Preserve a Terra

Salve o planeta! Qualidade de vida – 1990, Worldwatch Institute, organizado por Lester R. Brown, Editora Globo, São Paulo, 1990

330 dicas de atitudes práticas para você contribuir com saúde do nosso planeta. Sociedade de pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, Evolução Projeções Culturais, São Paulo, 1991

São duas publicações muito oportunas sobre o mesmo tema: a preservação da vida na Terra. Salve o Planeta! É um relatório científico completo que analisa dados e informações dispersas sobre questões de importância vital para a humanidade, como a diminuição da camada de ozônio, o aquecimento da atmosfera, a redução das terras cultiváveis e a elevação do nível dos oceanos. Já as 330 dicas se constituem num verdadeiro guia de conservação ambiental individual, partindo de situações domésticas e cotidianas. Um bom exemplo é o do óleo de cozinha usando em frituras: ele não seve ser jogado na pia, pois vai contaminar as águas. A partir daí, as ações de cada um podem se orientar para evitar a degradação do planeta.

Exemplo de destruição

Amazônia, desenvolvimento para quem?, Anthony L. Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1991

O programa Grandes Carajás, implantado em 1980 para explorar as riquezas minerais, florestais e agrícola da Amazônia, foi escolhido pelo autor, professor da London School of Economics and Political Science, como típico exemplo de ocupação predatória. Com o objetivo de produzir ferro e aço na região, o projeto utiliza a floresta tropical como combustível para seus fornos, o que representa uma grave ameaça para a ecologia da região. Além disso, Anthony Hall, que é especialista em questões do desenvolvimento brasileiro, destaca os conflitos sociais numa área de grande concentração agrária, para onde convergem investidores que especulam com terras e migrantes pobres, gerando assim violência, grilagem e invasão de áreas indígenas. Da experiência de Carajás, o autor extrai lições que podem ser aplicadas à exploração racional das florestas tropicais.

A questão nacional

Nações e nacionalismo desde 1780. Eric J. Hobsbawm, Paz e Terra, São Paulo, 1990

Série de conferências que o autor, renomado historiador egípcio radicado na Inglaterra, fez na Universidade Queen’s, em Belfast, Irlanda do Norte, em 1985, sobre a questão nacional. Hobsbawm traça um extenso painel da evolução dos Estados nacionais desde o século XVIII. Apesar da tendência de enfraquecimento do Estado-nação, verificada após a Segunda Guerra Mundial – devido entre outros fatores à nova divisão internacional do trabalho, ao desenvolvimento tecnológico -, os conflitos deste final de século apontam, segundo o autor, para um renascimento dos problemas nacionais.

Personalidade enigmática

Leonardo da Vinci, uma biografia ilustrada, Richard Friedenthal, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1990

A vida d pintor, escultor, engenheiro, cartógrafo, e inventor Leonardo da Vinci (1452-1519), considerado a personaliza mais importante e enigmática do Renascimento, é narrado pelo autor, que reconstrói com riqueza de detalhes, as circunstâncias em que o artista criou suas obras. Para isso, Friedenthal se utiliza das fartas ilustrações: de modelos de navios a quadros.