GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Livros SuperImportantes

Sugestões de presentes de Ano-Novo

Ambiente

Grande Carajás – planejamento da destruição, Orlando Valverde Forense Universitária, Rio de Janeiro, 1989

Geógrafo renomado, o autor analisa os impactos que a construção da estrada de ferro Carajás-São Luís causou na área que se estende do sul do Pará ao norte do Maranhão.

Ecossistemas brasileiros, vários autores, Enge-Rio/Editora Index, Rio de Janeiro, 1988

Competente descrição dos variados universos da flora e fauna brasileira, repleta de informações científicas. Muito útil para entender melhor a questão da floresta amazônica.

O buroca no céu, John Gribbin, Diagrama & Texto, São Paulo, 1988

As implicações da diminuição da camada de ozônio que protege a terra dos raios ultravioleta do Sol no primeiro livro em português sobre o assunto.

Planeta Terra, Jonathan Weiner, Martins Fontes, São Paulo, 1988

Um passeio diferente – das profundezas do Oceano Índico ao espaço dos satélites meteorológicos – explica, por exemplo, que um terremoto na Armênia tem a ver com um furacão na América Central.


Antropologia

O povo do lago, Richard Leakey e Roger Lewin, Editora UnB/Melhoramentos, São Paulo, 1988

Relato das mais importantes descobertas de fósseis dos ancestrais do homem, com um esboço da sua estrutura biológica e uma descrição do que deve ter sido a sua vida diária.


Astronomia

O castelo das estrelas, Paul Chatel, Nova Stella Editorial/EDUSP, São Paulo, 1989

Biografia romanceada do astrônomo dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601) que entrou para a história da Astronomia por ter desenvolvido uma série de instrumentos de observação, além de medir ee catalogar a posição das estrelas no céu

Cosmos, Carl Sagan, Livraria Francisco Alves Editora, Rio de Janeiro, 1989

Relançamento de um clássico de divulgação científica, em que poesia e conhecimento andam juntos.

Murmúrios da Terra, Carl Sagan e outros, Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1984

A história do disco colocado nas naves Voyager – uma espécie de cartão de visitas da Terra e dos homens – para eventuais ouvintes extraterrestres.

O Homem e o Universo, Arthur Koestler, Ibrasa, São Paulo, 1989

Baseado essencialmente nas biografias e descobertas de Galileu, Copérnico, Tycho Brahe e sobretudo Johanes Kepler, um panorama da evolução das idéias sobre o universo.

Marte – da imaginação à realidade, Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1988

O ponto de partida é a velha fantasia da existência de vida no chamado planeta vermelho. O ponto de chegada é um apanhado sobre as observações de Marte nos últimos quatro séculos.


Biologia

A sociedade da mente, Marvin Minsky, Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1989

Incapaz de pensar por si, os componentes da mente, os neurônios, geram a inteligência como peças de um quebra-cabeça que se encaixam admiravelmente.

Vida – o mistério da sua origem e natureza, Francis Crick, Gradiva, Lisboa, 1988

Como começou a vida na terra? O autor, Prêmio Nobel, acha que as primeiríssimas moléculas orgânicas do planeta vieram de algum ponto do Universo.


O corpo humano no tempo
, Kenneth Jon Rose, McGraw-Hill, São Paulo, 1989

Do nascimento à morte, o funcionamento do corpo humano – e como ele se comporta no tempo. Por exemplo: quanto leva para cicatrizar uma ferida.



Cosmologia

Deus não joga dados, Henri Laborit, Trajetória cultural, São Paulo, 1988

Com o conceito de “níveis de organização “, o autor compara o mundo físico ao mundo dos seres vivos: um jogo de armar para entender o Universo.

Uma breve história do tempo, Stephen W. Hawking, Rocco, Rio de Janeiro, 1988

O mais vendido livro de divulgação cientifica em todo o mundo tenta explicar para o grande público o mistério supremo da origem e do destino do Universo.


Física

Dos raios X aos quarks – físicos modernos e suas descobertas, Emilio Segrè, Editora da Universidade de Brasília, Brasília, 1987

Perfil de alguns responsáveis pelos mais significativos avanços da física contemporânea , como Niels Borh, James Chadwick, Enrico Fermi e Robert Oppenheimer.

Princípios matemáticos da filosofia natural, Isaac Newton, Nova Stella Editorial/EDUSP, São Paulo, 1989

Primeiro volume da obra mais célebre de Isaac Newton (1643-1727). Nele, o genial cientista inglês trata do movimento dos corpos no vazio quando estão em ação forças centrais (sempre dirigidas a um ponto fixo). Traz também as respectivas leis, definições e corolários.


História

A vida na Grécia clássica, Jean-Jacques Maffre, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1989
O clima, a flora e a fauna, os hábitos alimentares, os objetos usados pelas pessoas são abordados neste descrição do cotidiano grego na sua época de ouro: o século V a.C.

Paris no tempo do Rei Sol, Jacques Wilhelm, Companhia das Letras, São Paulo, 1988
Mais uma obra voltada para a chamada história das mentalidades. Aqui os personagens são os habitantes de Paris à época de Luís XIV, no século XVII.

Um espelho distante, Barbara W. Tuchman, José Olympio Editora, Rio de Janeiro, 1989

Integrando a família dos historiadores que escrevem história como se fizessem como se fizessem literatura, a autora, que faleceu no início do ano, mostra como durante o século XIV a cavalaria se tornou violenta, semeando guerras e fome por toda a Europa.

As memórias de Cristóvão Colombo, Stephen Marlowe, Editora Best Seller, São Paulo, 1989
Romance histórico sobre as grandes viagens marítimas do século XV como se fossem narradas pelo próprio Cristóvão Colombo (1451-1506), em linguagem atual e divertida.

Thomas Paine, o revolucionário da liberdade, Bernard Vincent, Paz e Terra, São Paulo, 1989
Biografia do revolucionário e defensor dos direitos humanos que teve participação decisiva na Guerra de independência americana e se tornoi célebre não apenas nos estados Unidos, mas também na França e na Inglaterra do século XVIII.

História da Revolução Francesa, Jules Michelet, Companhia das Letras, São Paulo, 1989

Os três primeiros dos sete volumes da mais célebre história da Revolução Francesa, escrita entre 1847 e 1853, e finalmente publicada no Brasil.

O julgamento de Sócrates, I. F. Stone, Companhia das Letras, São Paulo, 1988

Excelente introdução ao pensamento do filósofo grego que tinha profundo desprezo pela democracia, formulou idéias que se materializaram numa ditadura e acabou condenado a morte.

A era dos impérios – 1875-1914, Eric J. Hobsbawm, Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1988

Último volume de uma trilogia sobre o século XIX, o tempo que marcou o triunfo da civilização burguesa, sob o comando do capitalismo liberal.

Os filósofos e as máquinas, Paolo Rossi, Companhia das Letras, São Paulo, 1989

A partir de casos vividos por pessoas simples do Renascimento, um perfil da mentalidade cientifica que se implantou na Europa no século XV.


O Egito no tempo de Ramsés
, Pierre Montet, Companhia das Letras, São Paulo, 1989

O cotidiano de uma das mais antigass civilizações, a egípcia, é reconstituído por meio do estudo de templos e túmulos.


Matemática

Caos – a criação de uma nova ciência, James Gleick, Editora Campus, Rio de Janeiro, 1989

História jornalística do caos – novo ramo da Matemática moderna aplicada aos fenômenos físicos caracterizados pela aparente desordem e imprevisibilidade.



Paleontologia

Fósseis do Brasil, Murilo Rodolfo de Lima, T. A. Queiroz editor, São Paulo, 1989

Levantamento completo dos fósseis brasileiros, com muitas ilustrações. Todos os exemplares estão devidamente localizados no tempo geológico – desde o Pré-Cambriano, o período mais antigo, ao Quaternário, o mais recente


Psicanálise

Freud – uma vida para o nosso tempo, Peter Gay, Companhia das Letras, São Paulo, 1989

Extraordinária biografia do criador da psicanálise, falecido há 50 anos. A pessoa e o pensamento de Sigmund Freud num retrato nítido e completo.