Clique e assine a partir de 8,90/mês

Mar vermelho

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 31 jul 2005, 22h00

Marcel Plasse

Tubarão – Edição de 30º Aniversário

Direção: Steven Spielberg

EUA, 1975, R$ 30

Continua após a publicidade

O filme foi um divisor de águas. Há 30 anos, o verão era sinônimo de prejuízos para os estúdios – o público preferia a praia aos cinemas. Mas a publicidade de Tubarão, que dizia “não vá para a água”, e o talento do diretor que criou um clima de paranóia com o mar esvaziaram as areias. Tubarão tornou-se o primeiro filme a faturar US$ 100 milhões, inaugurando a era dos filmes-evento e dos blockbusters de verão.

Bastidores: O tubarão mecânico usado nas filmagens tinha nome: Bruce, homenagem ao advogado de Spielberg. Foi criado por Bob Mattey, o gênio que fez a lula gigante de 20 000 Léguas Submarinas (1954). Mas raramente funcionava, o que rende as melhores piadas dos extras do dvd duplo.

Publicidade