GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Morre Rubén Aguirre, o Professor Girafales de Chaves :(

Aos 82 anos, o ator faleceu por complicações de uma pneumonia. Veja como está o restante do elenco.

O Professor Girafales é o personagem mais recente de Chaves a se despedir dos fãs. O ator, Rubén Aguirre, faleceu esta manhã, aos 82 anos, por conta de um quadro complicado de pneumonia.

A morte foi confirmada, por incrível que pareça, pelo ator que interpretava o Seu Barriga no mesmo programa, Edgar Vívar. A mulher de Aguirre já havia contado, em um talk show mexicano, que o ator estava em um estado bem frágil, com dificuldade de falar e se mexer, por conta de um quadro avançado de diabetes.

Girafales, o personagem mais famoso já interpretado por Rúben, surgiu quando ele encontrou Roberto Bolaños – o próprio Chaves. Bolaños estava a procura de um homem alto e magro que pudesse interpretar o professor. Depois do convite, Rùben ainda tomou a liberdade de indicar um amigo, Carlos Villagrán… Que acabou ficando famoso como Quico.

A comédia (dá para chamar de série?) durou 7 anos, de 1963 a 1970, mas ainda tem um lugar especial no coração de mexicanos, argentinos e, é claro, brasileiros, com suas infinitas reprises no SBT.

Depois que o programa terminou, Rúben Aguirre, como a maioria dos personagens, se aproveitou da reputação que conseguiu em Chaves e se mudou para a Argentina para fundar o Circo do Professor Girafales. Terminou a carreira como apresentador de TV e teve sete filhos.

Do elenco principal, restaram apenas quatro atores. Dona Florinda, interpretada por Florinda Meza, era casada com Chaves na vida real. Com 67 anos, ela trabalhou como atriz e produtora depois que o programa acabou.

O ator Carlos Villagrán também está bem, com 72 anos. Ele já anunciou o fim da sua carreira algumas vezes, foi eleito embaixador da Copa do Mundo no Brasil em 2014 e tem planos de fazer novos tours pelo país.

Edgar Vívar, que fazia dobradinha como Seu Barriga e seu filho Nhonho, hoje tem 67 anos e é bem magrinho. Ele passou por uma cirurgia bariátrica em 2008 e hoje dá palestras sobre como superar a obesidade.

Por último, a Chiquinha, María Antonieta de las Nieves, com 65 anos continua como atriz de novelas, dubladora e dona do circo La Chilindrina (nome em espanhol para a personagem), que faz tours pelo México e pela América do Sul.

Já Seu Madruga, o ator Ramón Valdés, foi o primeiro a se despedir, em 1988. Ele faleceu com 64 anos de câncer de estômago. Angelines Fernández, a Bruxa do 71, e Horacio Gómez Bolaños, o Godinez, que era também irmão do Bolanõs mais famoso, morreram em 1994 e 1999. Finalmente, o próprio Chaves faleceu em novembro de 2014, de uma complicação da doença de Parkinson.