GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Números do nono episódio de Game of Thrones confirmam: a Batalha dos Bastardos será épica

A seguir, spoilers para quem não está em dia com a sexta temporada da série

Que o inverno está chegando você já sabe. Mas, antes de os ventos frios soprarem (e lançarem alguns Caminhantes Brancos) sobre Westeros, o Norte se prepara para uma batalha por Winterfell. E, a tomar pelos números divulgados pela Entertainment Weekly, ela será tão emocionante quanto você imagina – e não só porque pode significar o fim do reino de terror da Casa Bolton. Pode preparar seu coração: voltando à tradição dos primeiros anos, o nono episódio da sexta temporada de Game of Thrones será épico.

LEIA: As novas locações de Game of Thrones que você pode visitar na vida real

Com todas as atenções voltadas para o que acontece nos Sete Reinos, a HBO costuma fazer o que pode para tentar manter algum segredo sobre o que está por vir. Não era uma tarefa fácil quando a série ainda seguia de perto os eventos de As Crônicas de Gelo e Fogo. Com o avançar do seriado sobre territórios desconhecidos até para os leitores da saga, a porcentagem de sucesso não é tão mais alta – vide Jon Snow, a.k.a. o morto mais vivo de Westeros. A mais nova tentativa frustrada da HBO para manter a trama guardada a sete chaves faz menos sentido ainda que insistir que o ex-Comandante da Patrulha da Noite estava mortíssimo: agora a emissora se recusa a divulgar (as sempre notoriamente vagas) sinopses dos dois últimos episódios da sexta temporada, “Battle of the Bastards” e “The Winds of Winter”. Não seria preciso teorizar muito para imaginar o Norte dessa história – se ainda estiver com alguma dúvida, pode ver abaixo o vídeo promocional do episódio que vai ao ar em 19 de junho:

LEIA TAMBÉM:
 Quem assume o Trono de Ferro se Tommen Baratheon morrer?
 A árvore genealógica das famílias de Game of Thrones

Enquanto o décimo capítulo pega emprestado o nome do ainda inédito sexto livro da saga, Os Ventos do Inverno (que segue sem qualquer previsãozinha de lançamento), o nono episódio coloca o personagem mais odiado de todos reinos e galáxias, Ramsay Bolton, frente a frente com Jon Snow, que vai contar com a ajuda de uma porção de Selvagens e alguns exércitos aliados do Norte – incluindo a inestimável força de 62 homens da Ilha dos Ursos. É difícil saber qual será o desfecho do confronto garantidamente sangrento – e mais difícil ainda prever quem vai sobreviver a ele -, mas de uma coisa temos certeza: os ânimos entre os exércitos inimigos estarão acirrados.

Segundo a Entertainment Weekly, as filmagens na Irlanda do Norte duraram 25 dias – tempo gasto apenas para o registro das cenas de batalha (sem contar as cenas paralelas). Frente às câmeras, além dos personagens que conhecemos de perto, 500 extras formaram as linhas de frente dos exércitos dos bastardos do Norte e as forças de Snow e Bolton foram treinadas separadamente para criar rivalidade entre os atores também fora das telas. Efeitos visuais foram usados na pós-produção para ampliar os exércitos para a casa dos milhares. Além disso, uma equipe de 25 dublês substitui os heróis nas sequências mais perigosas.

LEIA: Entenda o fantástico sexo dos dragões de Game of Thrones

Apesar dos grandes números, a força armada não foi o maior time em campo: a equipe técnica foi formada por um total de 600 pessoas, incluindo quatro equipes de filmagem. Quem também ocupou um bocado de espaço, tempo e recursos foi a cavalaria: em geral, as cenas com montaria são as mais difíceis de produzir, já que os bichinhos não são fáceis de coordenar. Por isso, eles só costumam dar as caras em filmes de grande orçamento em Hollywood – e também na batalha dos bastardos: ao todo, 70 cavalos participaram das filmagens. Apenas imagine a trabalheira. E fica ainda pior: como a chuva pesada na Irlanda do Norte deixou o terreno barrento, foram usadas 160 toneladas de cascalho no solo para dar tração aos cavalos.

E quanto custou essa brincadeira? Quem chutou “muito”, acertou. A HBO não divulgou números exatos, mas, em média, cada episódio da sexta temporada de Game of Thrones custou 10 milhões de dólares. Pode apostar que a Batalha dos Bastardos ajudou a jogar essa média bem para cima.

Confira algumas fotos do episódio a seguir: