Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O que São Paulo e a Califórnia têm em comum?

Os estados são os mais ricos de suas nações: em 2002, a Califórnia gerou 14,5% do Produto Interno Bruto americano (1 503 trilhões de dólares) e São Paulo, 34,95% do brasileiro (302 bilhões de dólares).

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 31 dez 2003, 22h00

Iara Crepaldi

Califórnia e São Paulo têm muito em comum, guardadas as devidas proporções. Os estados são os mais ricos de suas nações: em 2002, a Califórnia gerou 14,5% do Produto Interno Bruto americano (1 503 trilhões de dólares) e São Paulo, 34,95% do brasileiro (302 bilhões de dólares). Conseqüentemente, são grandes investidores em tecnologia. O Vale do Silício californiano, ao redor da Universidade Stanford, é o berço da internet e um dos principais produtores de alta tecnologia do mundo. Nos arredores da Unicamp (interior de São Paulo), o “Vale do Silício brasileiro” abriga, em 21 municípios, mais de 110 empresas de tecnologia – como IBM, Compaq e Lucent –, responsáveis pelo primeiro chip de computador nacional e por um PIB de 60 bilhões de dólares em 1991 (9% do brasileiro e igual ao do Chile). Maior produtora mundial de cana-de-açúcar e álcool, a região de Ribeirão Preto detém um dos maiores índices de qualidade de vida do país – por isso, é conhecida como a “Califórnia Brasileira”.

Ricos, os estados atraem imigrantes e são populosos. São Paulo tem 36 milhões de habitantes, a Califórnia, 35 milhões. Um entre quatro moradores da Califórnia não é americano. São Paulo recebeu, entre 1882 e 1978, 2,5 milhões de imigrantes de 60 etnias. Cosmopolitas, esses estados são os de maior representatividade homossexual em seus países. São Paulo tem a terceira maior parada gay do mundo (800 mil pessoas em 2003). A maior é a de São Francisco, Califórnia, com 1 milhão de participantes (a segunda é a de Toronto, Canadá).

Atualmente, o crescimento do skate fortalece outro paralelo entre os estados. Criado na Califórnia nos anos 60, o esporte encontrou em São Paulo seu principal público. Atualmente, assim como a Califórnia nos Estados Unidos, São Paulo é maior centro de skate no Brasil. A capital do estado abriga a maior pista coberta da América Latina e lançou dois campeões mundiais: Sandro Dias (2003) e Carlos de Andrade (2000).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.