GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Pode tirar o pen drive “sem segurança”?

Da entrada USB à tela da TV, as dúvidas dos leitores da SUPER não conhecem fronteiras

Emiliano Urbim

TECNOLOGIA

Posso retirar o pen drive sem clicar em “remover hardware com segurança”?
GUILHERME PAROLIN, Carlos Barbosa, RS

Tecnicamente, a gente até poderia dizer “sim, mas fique atento em alguns casos”. Mas, como suspeito que você esteja atrás de uma desculpa para sair removendo pen drives como se não houvesse amanhã, a resposta oficial é “não”. Se você retirar o drive enquanto o computador estiver acessando arquivos nele, os riscos são grandes de perder o que está sendo acessado ou, no pior dos casos, de acabar tendo que formatar o drive e perder tudo que tem lá dentro. Por isso, Guilherme, para citar um poeta do seu estado, você precisa remover o hardware com segurança, senão você dança.

CURIOSIDADES

Na volta da praia, meu irmão levantou uma pergunta que minha mãe surgeriu que eu fizesse à SUPER: por que o sanduíche é “cachorro-quente”? Por causa do cachorro que parece uma salsicha?
JULIANA PEREIRA, Salvador, BA

Família que pergunta unida recebe resposta unida – cabem os 3 na frente da revista? Na verdade, o nome não surgiu como comparação, mas acusação: diziam que a carne era de cachorro. E era calúnia, são sobras de porco (saiba mais sobre ele na 4ª pergunta). Enfim, a expressão pegou nos EUA, e jornais americanos já usavam o termo na década de 1890. Mas o que os ianques chamam de hot dog é só a salsicha, enquanto o nosso cachorro-quente pressupõe o complemento do pão. E, em São Paulo, purê de batata.

HISTÓRIA

Em que língua conversavam dom Pedro 1º e a imperatriz Leopoldina?
MARIANA FALCÃO, Barueri, SP

Para quem não captou a sagacidade da Mariana, revisão de conteúdo: ele era lusitano, falava português, já ela era austríaca, falava alemão. Mas se entendiam na língua universal do século 19: o francês. Só não tinham muito assunto. A imperatriz era muito culta, se interessava por geologia e era amiga do compositor Franz Schubert e do escritor Goethe. Já o futuro imperador tinha “péssimas maneiras”, um “temperamento difícil” e, “aos 18 anos, já era o maior conquistador do Rio de Janeiro”, escreve Isabel Lustosa na biografia Dom Pedro I. Resignada, Leopoldina escreveu em uma carta: “Apesar de toda a violência e seu modo próprio de pensar, estou convencida de que me ama ternamente”.

MUNDO ANIMAL

Vi na TV uma notícia sobre uma porca chamada Baby, e fiquei curiosa: por que esses lindos seres se espojam na lama com tanta vontade?

SHEILA SANTOS, Fortaleza, CE

Aviso: esta resposta não contém piadas com o Palmeiras. Quem quiser sabe onde encontrá-las. Mas, enfim, coitado do porco: ele só cai na lama para se refrescar. Descendente do javali, um animal de regiões frias, ele se sente à vontade entre 16 e 20 °C. Acima dos 25 graus, o calor fica insuportável para os suínos, que nem glândulas de suor têm. Na falta de uma piscina, eles se viram com lama mesmo. E ao menos fazem isso de graça – porque tem gente que paga centenas de reais por um banho de lama medicinal.

CULTURA

Por que Pablo Picasso não virou Tartaruga Ninja?
GUILHERME AUGUSTO FERREIRA, Três Corações, MG

Porque não podiam mostrar Picasso naquele horário. Ok: o quarteto recebeu os nomes de Leonardo, Michelangelo, Rafael e Donatello em homenagem a 4 mestres do Renascimento italiano. Como Pablo Picasso era espanhol e nasceu 500 anos depois da Renascença, era natural que ficasse de fora. E olha o Picasso de fora! Um feliz 2011 para todos.