Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que os gatos pretos são considerados mau agouro e símbolo de azar?

Nem precisa dizer que é balela: bichanos pretos só são culpados de fofura extrema (e de, talvez, causarem um pouco mais de espirros nos alérgicos).

Por Lara Lima e redação Mundo Estranho
Atualizado em 14 jun 2023, 11h57 - Publicado em 14 jun 2023, 11h46

A superstição teve origem na Idade Média, quando se acreditava que os felinos, devido a seus hábitos noturnos, tinham parte com o demônio e se o bichano era da cor negra, habitualmente associada às trevas, pior ainda para ele.

Assim, no imaginário medieval, o gato preto tornou-se tão inseparável da mítica figura da feiticeira quanto a vassoura voadora. No século XV, o papa Inocêncio VIII (1432-1492) chegou a incluir o animal em sua lista de perseguidos pela Inquisição, campanha assassina da Igreja Católica contra supostas heresias e bruxarias.

A perseguição atingiu seu auge na Inglaterra do século XVI, época de repentino aumento da população felina nas cidades. Consta que, em certa noite de 1560, em Lincolnshire, um gato preto foi ferido a pedradas. Encurralado, ele refugiou-se na casa de uma velhinha que costumava dar abrigo a gatos de rua.

No dia seguinte, essa pessoa também apareceu machucada o que fez o povo local concluir que ela era uma bruxa e o gato, seu disfarce noturno.

Continua após a publicidade

Nessa tentativa de combater o paganismo, a Inquisição inverteu uma tradição milenar, pois os gatos eram reverenciados como divindades, principalmente entre os antigos egípcios. Na França, a perseguição aos gatos durou até 1630, quando foi proibida pelo rei Luís XIII (1601-1643).

Alergia a gatos

Uma pesquisa feita em 2001 no Hospital de Long Island College, em Nova York, revela que os donos de gatos pretos são bem mais suscetíveis a sintomas graves de alergia do que os que criam gatos de cores claras. Nos primeiros, a propensão à doença é quatro vezes maior.

A alergista Rosa Maria Mazzuco, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), teve acesso apenas aos resultados da pesquisa. Mas afirma que é possível que isso ocorra de fato. A causa da alergia, diz Rosa Maria, são proteínas contidas em fragmentos de pele – ou seja, na caspa dos gatos.

“E essas proteínas mudam bastante, mesmo em animais da mesma espécie.” Portanto, é possível que as substâncias dos gatos pretos sejam diferentes e mais eficientes em provocar alergia do que suas equivalentes em gatos claros.

Continua após a publicidade

E essa é toda a culpa que os pobrezinhos tem no cartório.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.