PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Sabe aquela música

Software identifica melodias até nos cantarejos mais desafinados.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 30 nov 2002, 22h00

Vendedor de discos sofre. Chega o cliente na loja, e é um tal de “você tem aquela música… Só que não sei o nome…”. E aí seguem sílabas desconexas despejadas num arremedo de melodia. Um novo software se propõe a resolver situações assim, identificando canções até nos assovios e la-la-lás mais toscos. O Online Music Recognition and Searching (OMRAS) foi criado por um grupo de cientistas das universidades de Londres (Inglaterra), de Indiana e de Massachusetts (Estados Unidos). Antes dele, já havia programas de reconhecimento musical, mas que só funcionam quando analisam uma gravação já catalogada. Usuários de telefones celulares, por exemplo, podem acionar um dispositivo chamado Shazam ao ouvir uma música desconhecida no rádio do carro: o sistema compara o som com milhões de outros, armazenados num banco de dados online, e devolve o nome da música.

O OMRAS analisa a música em si. A melodia é digitalizada e submetida a processos que a transformam em um modelo matemático que contém a essência do som original – sem que sejam levadas em conta bobagens como estilo e qualidade. Esse resultado é acareado com outros modelos matemáticos de canções, até encontrar o par certo. Resumo da ópera: para o OMRAS, tanto faz se My Way é cantada pelo Frank Sinatra, pelos Sex Pistols ou por aquele seu tio que adora karaokê.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.