Marcel Plasse
Seinfeld estreou em 1989 a contragosto de muitos executivos da NBC e sob críticas negativas dos especialistas. Quando o último episódio foi ao ar, nove anos depois, a “série sobre o nada” havia sido aclamada pela principal revista de televisão dos Estados Unidos como o melhor programa de TV de todos os tempos e era dona de uma audiência de 76 milhões de fãs. Um fenômeno cultural. A chegada de Seinfeld ao DVD, após longa negociação com os atores, promete barulho semelhante. E deve se tornar um marco nesse formato, tanto em termos comerciais quanto na qualidade dos extras. Há um documentário, por exemplo, traçando as origens do show. Jerry Seinfeld, o comediante que tenta emplacar uma série na televisão e sempre falha, aparece ao lado do co-criador Larry David, que se assume como encarnação de George Costanza, um homem baixo, careca e mesquinho. A trama inclui Elaine Baines, a ex-namorada sociopata de Jerry, e Cosmo Kramer, o vizinho das idéias malucas. Uma das atrações do DVD é o verdadeiro Kramer, vizinho de carne e osso de Larry David. O primeiro volume tem duas versões do piloto, primeira e segunda temporada. O volume 2 traz a terceira temporada – o complemento da série deve sair nos próximos meses. Há ainda cenas inéditas, entrevistas e muito barulho sobre o suposto “nada”. No fundo, Seinfeld sempre foi sobre algo: um olhar mordaz que esmiúça as interações humanas. A maldade intrínseca de cada personagem conta a história da desintegração da nossa espécie. Ao que Jerry acrescentaria: “Yada yada yada”.
Seinfeld – Volume 1
Criação: Jerry Seinfeld e Larry David
Estados Unidos, 1989-1991, 437 minutos, R$ 109
Seinfeld – Volume 2
Criação: Jerry Seinfeld e Larry David
Estados Unidos, 1991-1992, 505 minutos, R$ 109