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“The Posthumous Investigation” transforma Machado de Assis em game

Jogo baseado em "Memórias Póstumas de Brás Cubas" coloca personagens do escritor como suspeitos de assassinato num Rio de Janeiro noir dos anos 1930.

Por Eduardo Lima
Atualizado em 30 jul 2024, 17h34 - Publicado em 19 jun 2024, 12h00

Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, clássico de Machado de Assis, o protagonista morre (não é spoiler se já está no título do livro) de uma pneumonia que ele desenvolveu por ter uma “ideia fixa”: criar o Emplasto Brás Cubas. Uma monomania dessas pode levar alguém à loucura ou até a morte.

Brás vai contando a história de sua morte do além, comentando sua própria perdição. E essa interação do morto com o mundo dos vivos foi a principal inspiração para a equipe do estúdio brasileiro de games Mother Gaia fazer seu jogo baseado em Machado de Assis, The Posthumous Investigation.

No jogo de aventura, você é um detetive numa versão noir do Rio de Janeiro de 1937 investigando o assassinato de Brás Cubas, preso num loop temporal até descobrir quem é o culpado.

Confira o trailer do jogo:

“Nós estávamos planejando um jogo no qual todos os personagens seriam potenciais suspeitos e […] o morto, do além, comentava sobre sua investigação”, contou para a Super Bruno Toledo, diretor criativo da Mother Gaia. Como fazer os suspeitos serem mais complexos e interessantes? Pedindo ajuda ao maior escritor da língua portuguesa.

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O “machadoverso”

Nasceu o que a equipe apelidou de machadoverso: personagens dos outros romances realistas do autor, como Quincas Borba e Dom Casmurro, e até o Dr. Bacamarte de O Alienista aparecem como suspeitos no jogo. 

Captura de tela do jogo

Misturar as criações da fase realista de Machado com a estética noir fez sentido porque, segundo Bruno, “ambos possuíam uma narrativa pessimista e crítica à sociedade vigente, com personagens falhos e muitas vezes paranoicos”.

Caso você ainda esteja muito perdido: noir é um estilo cinematográfico que atingiu o seu auge entre os anos 1940 e 1950. As principais características são o clima de suspense, a ambientação urbana (em geral, uma perspectiva negativa das cidades) e jogos de luzes e sombras para trazer um grande contraste do claro com o escuro (“noir” significa “preto” em francês).

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Os livros se passam na segunda metade do século 19, enquanto o jogo pula algumas décadas, adaptando as ideias de Machado para o universo de The Posthumous Investigations.

Estranheza noir

Fazer um jogo inteiro em preto e branco em 2024 é desafiador para os desenvolvedores e para o público. “Fazê-lo monocromático poderia causar alguma estranheza”, explica Bruno. “Mas senti que este jogo precisava despertar esse sentimento, afinal você é um detetive no Rio de Janeiro em 1937, preso num loop temporal e que se encontra com a vítima no limbo sempre que o dia acaba.” Se vai ser estranho no conteúdo, a forma tem que acompanhar.

Acertar o tom dos visuais envolveu muita pesquisa, assistindo filmes noir e prestando atenção nos clássicos do gênero das décadas de 1930 e 1940. Das roupas dos 14 personagens à arquitetura dos prédios no fundo, tudo reflete uma visão única.

A mecânica do jogo, baseada principalmente em interrogatórios entre o detetive e os suspeitos, abre as portas para mais desenvolvimento dos personagens, que ajudam o jogador a avançar na narrativa com pistas e dicas.

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Captura de tela do jogo

O defunto Brás Cubas não é só um mero NPC (“personagem não-jogável”, na sigla em inglês). O morto interage com o detetive no limbo, um espaço onde “Brás analisa a progressão do investigador, podendo auxiliar com dicas e até mesmo filosofar sobre sua atual situação”, afirma Bruno, além de quebrar a quarta parede e olhar diretamente para o jogador comandando o detetive. 

Quando posso jogar?

O desenvolvimento de The Posthumous Investigations começou em 2014, durante uma game jam (maratona para desenvolvedores de jogos onde um tema é sorteado e as equipes tem 48 horas para finalizar uma versão demo). A galera da Mother Gaia criou um primeiro protótipo do que viria a ser o jogo, que ficou guardado na gaveta até conseguirem um edital de financiamento da Ancine, em 2018, e iniciar o projeto em 2020.

Captura de tela do jogo

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Começar a desenvolver o jogo na pandemia foi difícil, e o trabalho “demorou a engrenar”, conta Bruno. Depois de um período para se acostumar, a equipe conseguiu criar o jogo mais complexo que a Mother Gaia já fez, com linhas temporais alternativas e diversos personagens, tudo dentro da trama de detetive.

The Posthumous Investigation está agora em pós-produção, acertando os últimos detalhes para ser lançado para o público. O jogo, que é finalista de Melhor Jogo Brasileiro e Melhor Narrativa no Gamescom Latam, vai sair no fim do ano, ainda sem data exata. Já é possível jogar uma demo e colocar o jogo na lista de desejos na Steam.

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Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas

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