PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

A última dança

A mudança no projeto original do hotel Hyatt de Kansas City provocou um desabamento no meio de uma festa com 2 mil pessoas

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h16 - Publicado em 2 fev 2013, 22h00

Renata Daibes e Fred Linardi

Desabamento
Estados Unidos – 1981 – 114 mortos – 200 feridos

O hotel Hyatt Regency já nasceu chamando a atenção. Ficou pronto em apenas dois anos e, em 1980, tornou-se um ponto de encontro da elite de Kansas City, capital do Missouri. Uma de suas marcas eram as 3 passarelas suspensas no lobby, que interligavam duas alas do prédio. Em 17 de julho de 1981, o espaço recebeu uma festa de gala.

No meio da tarde, começaram a chegar os participantes. Às 19h, estava para começar o ponto alto da festa, uma competição de dança. O salão já tinha cerca de 2000 pessoas.

De repente, todos ouviram um estalo vindo das passarelas do 2o e do 4o pavimentos, que ruíram em seguida. Foram necesárias mais de 14 horas para que os bombeiros resgatassem os feridos e encontrassem todos os 114 corpos.

Continua após a publicidade

A investigação que se seguiu constatou que o desmoronamento foi resultado de um erro de engenharia. O projeto original indicava que uma única vara de aço deveria vir do teto e passar através da passarela do 4o andar. Ela se conectaria a traves de sustentação. Mas a fornecedora de vigas, a fabricante Havens Steel Company, sugeriu substituir o sistema por cabos menores. “As varas foram encaixadas apenas nas extremidades”, afirma o engenheiro americano Henry Petroski, professor da Universidade Duke. A mudança no desenho original fez com que a capacidade de sustentação das passarelas que ruíram caísse pela metade. A queda era apenas uma questão de tempo.

A empresa de engenharia que aprovou a mudança foi condenada e os engenheiros envolvidos perderam sua licença. O chefe da equipe que cometeu o erro, Jack D. Gillum, está aposentado e dá palestras sobre segurança em edificações.

Em 2011, o hotel foi comprado pela rede Sheraton. Hoje, apenas uma passarela liga as alas na altura do primeiro andar. E é sustentada por pilares.

Continua após a publicidade

Para saber mais

To Engineer Is Human, Henry Petroski, Vintage Books, 1992
www.skywalkmemorial.org

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.