PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

As lendas e curiosidades sobre o Manneken Pis

Como a estátua de um bebê fazendo xixi se tornou símbolo adorado dos bruxelenses

Por Huggies
Atualizado em 23 set 2024, 16h50 - Publicado em 23 set 2024, 10h00

Um garotinho fazendo xixi em uma fonte, em plena praça pública, e, ao que parece, com muito orgulho. Ao redor, turistas do mundo todo o fotografam encantados.

Essa cena se repete diariamente em Bruxelas, na Bélgica, quando uma multidão se reúne em torno do Manneken Pis – ou garotinho que faz xixi, em um dialeto local – estátua que se tornou, junto com o chocolate, a cerveja e o Atomium, um dos símbolos da cidade.

Esculpida em bronze, a obra foi feita pelo artista Jérôme Duquesnoy, em 1619. Mas, como até hoje as razões que levaram o artista a produzi-la são desconhecidas, surgiram muitas lendas a respeito. 

Entre as histórias que cercam a obra – e são muitas, basta acessar o site do Musée de La Ville de Bruxelles para conhecê-las – um ponto não se discute: a escultura é um dos monumentos mais célebres da cidade e motivo de enorme orgulho entre os bruxelenses. 

Manneken Pis pelo mundo

Desde o século XX, diversas cópias do Manneken Pis foram criadas não só na Bélgica (em cidades como Geraardsbergen, Ghen, Hasselt e Bruges, entre outras) mas, também, no exterior.

Continua após a publicidade

– França: Bruxelas ofereceu uma réplica do Manneken Pis à Colmar, em 1921, para comemorar o aniversário da Libertação da cidade. A diferença entre as duas estátuas é que a versão da Alsácia não pode “fazer xixi”, pois não está ligada à água. Há, ainda, o Manneken Pis de Broxeele, uma comuna localizada no norte da França. Trata-se de uma cópia fiel da mascote de Bruxelas, oferecida pela capital da Bélgica à aldeia por sua etimologia comum.

– Japão: fascinado pelo garotinho que faz xixi, o país abriga diversas réplicas da estátua – algumas bem diferentes da original. As únicas cópias oficiais são as que estão em Nagoia e Osaka, mas é possível encontrar o Manneken Pis em Tóquio, em Shikoku, em Kobe, na estação ferroviária de Odawara e em parques ou praças públicas em Hachinohe, Kurume e Moriya. 

– Mônaco: localizada no hall da Prefeitura, a réplica é idêntica à original, pois se trata de uma cópia oficial. As autoridades locais construíram inclusive o mesmo monumento que a protege, com decorações em forma de conchas.

– Inglaterra: o vínculo de amizade entre Bruxelas e Londres levou a capital da Bélgica a oferecer uma cópia oficial do Manneken Pis à metrópole inglesa.

Continua após a publicidade

Manneken Pis made in Brazil

Carol Cassiano
(Carol Cassiano/Superinteressante)

Assim como em Bruxelas, por aqui também temos um garotinho fazendo xixi. Porém seu nome é Manequinho, e, maior que o menino belga que mede 55,5 centímetros, o nosso chega a 1 metro de altura.  

Feita em 1908 por Belmiro de Almeida, a obra foi, inicialmente, moldada em gesso. Em 1911, no entanto, a estátua foi fundida em bronze, em Paris, e no ano seguinte, apresentada em uma exposição no Cinema Pathé, com a presença do presidente Hermes da Fonseca.

Continua após a publicidade

Já em 1913 o Manequinho foi comprado pela prefeitura do Rio de Janeiro, sendo instalado na Praça Marechal Floriano, até que em 1927 foi transferida para a praia de Botafogo, próximo à sede do então Clube de Regatas Botafogo. 

Ao conquistar o Campeonato Carioca de 1957, o jogador Didi cumpriu a promessa de vestir o menino de bronze com a camisa usada no jogo, tradição que se repete após grandes vitórias do alvinegro.

Em 2002, a estátua foi tombada como patrimônio pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. 

Bebê, estamos juntos nessa!

Continua após a publicidade

Realmente são muitas as estátuas de garotinhos desprotegidos fazendo xixi pelo mundo afora. Pôxa, nem uma fralda para protegê-los? Em uma ação inovadora, nos dias 21 e 22 de setembro a marca de cuidados para bebês da Kimberly-Clark, apresentou a primeira estátua de bebê protegida com uma fralda no mundo e a expôs no parque Villa-Lobos, em São Paulo. 

Durante os dois dias da exposição, as famílias presentes no parque se surpreenderam com a estátua vestida com fralda. E o mistério tomou conta: afinal, o que significava aquele monumento vestido com fralda, em pleno Parque Villa Lobos? Passaram por lá, ainda, os influenciadores parceiros de Huggies®, Julio Rocha e Dayellen Pâmela, que contribuíram para aumentar ainda mais o buchicho em torno da estátua, até que finalmente a marca revelou que estava por trás da ação. 

A campanha rendeu comentários bem-humorados e mostrou seu poder de proteção para que todo bebê permaneça sequinho.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.