Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

As maiores teorias da conspiração sobre mortes de políticos

Entenda por que as mortes de Juscelino Kubitscheck, João Goulart e Tancredo Neves foram cercadas de boatos

Por José Francisco Botelho
Atualizado em 20 jan 2017, 13h22 - Publicado em 19 jan 2017, 19h28

Juscelino Kubitschek

No fim do ano passado, a Comissão Municipal da Verdade, de São Paulo, comandada por vereadores da cidade, apresentou um relatório segundo o qual o ex-presidente Juscelino Kubitschek teria sido alvo de um complô do regime militar para assassiná-lo. A história contada até agora dizia que ele morreu num “acidente” de carro na via Dutra, ocorrido

a 22 de agosto de 1976. De acordo com a comissão, no entanto, o motorista Geraldo Ribeiro, que conduzia o Opala no qual viajava JK, pode ter sido atingido por um tiro antes de perder o controle do automóvel e causar o acidente.

João Goulart

Deposto pelo golpe militar de 1964, Jango morreu 12 anos mais tarde no exílio. O laudo oficial indica infarto como causa da morte. Mas sua família suspeita que ele tenha sido envenenado. A Comissão Nacional da Verdade decidiu exumar o corpo do ex-presidente no final de 2013 para a realização de exames toxicológicos, cujos resultados ainda não saíram. A hipótese dos familiares é que a morte de Jango foi orquestrada por agentes da Operação Condor – plano de cooperação entre militares de Argentina, Chile, Paraguai e Brasil para eliminar esquerdistas latino-americanos.

Continua após a publicidade

Tancredo Neves

Pouco antes de tomar posse, em 1985, o presidente eleito Tancredo Neves foi internado às pressas em função de uma diverticulite intestinal. Ficou 38 dias internado e passou por sete cirurgias antes de morrer, no dia 21 de abril. Ele seria o primeiro mandatário civil após 21 anos de ditadura militar. Boatos de envenenamento correram o país. Também circulou a hipótese de um tiro, supostamente mantido em segredo para que a transição ao regime democrático não fosse ameaçada. Oficialmente, Tancredo Neves morreu em decorrência de complicações pós-operatórias.

LEIA: 6 teorias da conspiração envolvendo a morte de artistas

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.