PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Assista ao primeiro (e único) vídeo colorido de um lobo-da-tasmânia.

A espécie foi extinta em 1936. O vídeo do último animal vivo foi gravado em preto e branco – e agora ganhou vida graças a técnicas de colorização

Por Maria Clara Rossini
10 set 2021, 11h14

O lobo-da-tasmânia foi uma espécie de mamífero que viveu na Austrália até 85 anos atrás. Em também é conhecido como “tigre-da-tasmânia” em outras línguas, graças às listras que carrega na parte inferior das costas. Assim como os cangurus e coalas, o lobo-da-tasmânia era um marsupial – ou seja, tinha uma bolsa no abdômen onde carregava os filhotes. O último animal em cativeiro, chamado Benjamin, morreu no dia 7 de setembro de 1936, e a espécie foi declarada extinta.

A maioria das pessoas vivas hoje não teve a sorte de conhecer a espécie. O que restou foram algumas gravações curtas do animal, que totalizam três minutos de vídeo. Todos foram filmados em preto e branco, é claro, mas o National Film and Sound Archive da Austrália (NFSA) submeteu um dos trechos à colorização e divulgou o primeiro vídeo colorido do animal. Veja abaixo.

 

O tratamento foi feito pelo Composite Films, um estúdio especializado em colorizar arquivos em preto e branco. O vídeo de 80 segundos demorou mais de 200 horas para ser processado – mas o trabalho valeu a pena. Além da colorização, a qualidade da imagem também melhorou significativamente. O clipe foi gravado em 1933, mas poderia se passar por um vídeo caseiro dos anos 2000.

“Devido à resolução e qualidade da imagem, muito do pelo e cabelo precisou ser animado e detalhado”, diz Samuel François-Steininger, responsável pelo projeto. Em nota, ele também conta que se baseou em pinturas e na pelagem presente em museus para acertar a cor do lobo-da-tasmânia. O estúdio também usou inteligência artificial para deixar o movimento do animal mais fluido.

Continua após a publicidade

O vídeo foi divulgado no último dia 7 de setembro, que marca 85 anos da morte de Benjamin. Nessa data, é celebrado o Dia Nacional de Espécies Ameaçadas na Austrália, em homenagem ao último lobo-da-tasmânia. O intuito é trazer visibilidade para animais e plantas em risco de extinção.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.