Carros, mulheres, equipamentos modernos e espionagem. Essa é a fórmula que faz do agente secreto britânico James Bond um dos maiores mitos do cinema. Este ano ele completa 40 anos de vida. O galante personagem foi interpretado por cinco atores: Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore, Timothy Dalton e, agora, Pierce Brosnan. Victor Haas
POR QUE BOND?
O espião JamesBond (ou 007) foi criado pelo escritor Ian Fleming (1908-1964). Suas características fazem um amálgama de várias pessoas. O próprio Fleming foi inspiração para o agente. Ele trabalhou como voluntário da Marinha britânica, enquanto Bond é comandante dela. O criador também era charmoso, gostava de beber e de carros velozes.
ARROGANTE?
Sean Connery era odiado por Fleming, criador do agente secreto 007. O “pai” do personagem não gostava do ator, o qual achava arrogante. Ele queria Stewart Granger (As Minas do Rei Salomão) no papel de Bond.
AMIGO PÁSSARO
O nome do espião foi retirado do livro predileto da mulher de Fleming, Field Guide to Birds of the West Indies (“Guia de Campo dos Pássaros das Índias Ocidentais”), cujo autor chamava-se James Bond.
RESSURREIÇÃO DIGITAL
A coleção inteira de 007 já foi lançada em DVD e existem ainda novos discos desses filmes sendo lançados agora. O restante das produções deve chegar ainda no começo de 2003.
VILÕES BIZARROS
O primeiro foi Dr. No, que tinha um braço metálico. Depois, Auric Goldfinger e sua mania por ouro, Blofeld e seu gatinho branco. O melhor de todos era o Dentes-de-Aço, que tinha uma mandíbula metálica e matava a dentadas.