Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Ciência

Principal ferramenta para entender mistérios do planeta

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h25 - Publicado em 31 ago 2008, 22h00

A ciência surgiu naturalmente da capacidade do homem observar o que se passa à sua volta: em latim, scientia significa conhecimento. Hoje em dia as áreas de estudos são bastante divididas, mas, nas primeiras civilizações, a busca pelo conhecimento era um terreno livre, sem tantas teorias nas quais se basear. Tanto que podemos considerar como primeira conquista científica a crua constatação de que certos fenômenos se repetem, quando o homem, fascinado pelo movimento dos astros, percebeu que havia regularidade nos ciclos do Sol e da Lua.

Os mais antigos centros de pesquisa foram fundados na China, Índia e Oriente Médio e cada uma das regiões tinha suas especialidades: chineses desenvolveram alquimia, medicina e geografia. Hindus se destacaram na matemática. Babilônicos dedicaram-se a astronomia e irrigação. Mas foi a ciência grega a mais importante, como as de Tales de Mileto, no século 6 a.C., que formulou a ordem do universo a partir de elementos “fundamentais”, e Pitágoras, que estabeleceu leis que regem planetas e estrelas. A máxima do pensamento grego veio 2 séculos depois, com Aristóteles, que criou uma classificação para os seres vivos.

A ciência sofreu um breque durante a Idade Média, quando a cultura cristã a submeteu à religião. Mas a partir da explosão do Renascimento, quando se reforçou a idéia do homem como imagem de Deus, capaz e digno de criar, começaram a surgir gênios decisivos. O artista, engenheiro e inventor Leonardo da Vinci foi um deles: além da arte, mergulhou em estudos científi cos sobre anatomia humana, vôo dos pássaros etc.

Do século 14 em diante, a grande tarefa foi derrubar antigos modelos de pensamento para buscar respostas para perguntas ainda obscuras: Copérnico, Galileu e Newton fizeram história porque criaram novos modelos de pesquisa. Galileu, fazendo a célebre experiência com duas bolas rolando por um plano inclinado, derrubou a teoria até então aceita de que os corpos mais pesados caem mais depressa que os mais leves.

Desde então, a maneira científica de ver o mundo mudou radicalmente. Na trilha de Galileu, cientistas como Darwin, Pasteur e Einstein, e muitos outros, ajudaram e continuam ajudando a ciência a desvendar mistérios do nosso planeta. E hoje, pelo menos por enquanto, só é verdade científica aquilo que pode ser comprovado.

Continua após a publicidade

Publicidade