GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como garantir sua vaga no paraíso

Se você não tem tanta certeza do futuro que o espera, aí vai uma lista de precauções para não ser barrado às portas do céu

Cedo ou tarde, a indesejada bate à porta. Para os que passaram a vida praticando o bem, é hora de curtir a eternidade com sombra e água fresca. Mas se você não tem tanta certeza do futuro que o espera, aí vai uma lista de precauções para não ser barrado às portas do céu.

 (Sattu/Superinteressante)

1. Alimente os cães

Uma tradição sertaneja diz que, rumo ao céu, passamos no portão de são Lázaro, protetor dos cães. Bajulando os bichos, garante-se à alma passe livre pelos dentes dos melhores amigos do santo.

2. Compre um caixão de madeira

O material orgânico se decompõe e permite que seus restos mortais se juntem à terra. Cumpre-se, assim, o preceito judaico: “Do pó foi criado e ao pó voltará”.

3. Peça perdão pelos pecados

Católicos e muçulmanos dizem que, assim, chega-se ao mundo divino sem peso sobre os ombros. Mas não vale mentir nas desculpas. Deus sabe tudo – não tente enganá-lo.

4. Encomende pão e cerveja

Para não faltar força e energia na longa travessia rumo ao outro mundo, egípcios antigos mandavam colocar porções desses alimentos ao lado do morto.

5. Pague as dívidas

Segundo uma tradição católica medieval, estar em dia com os credores é um jeito de evitar que alguém no mundo dos vivos pragueje contra a alma do (caloteiro) morto.

6. Mande alguém lavar seu corpo após a morte

Vale também pedir para passarem perfume. Gregos antigos e muçulmanos mandam retornar o corpo purificado para o seu criador.

 

Fontes: Ali Achar, do Centro de Divulgação do Islã para a AL; A Morte é uma Festa, de João José Reis; Celebrations of Death, de Peter Metcalf; O Homem e a Morte, de Edgar Morin; Sociedade Cemitério Israelita de São Paulo.