GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como usar a net para viajar

Passagens baratas, hospedagens gratuitas, companheiros de estrada, destinos impensáveis, promoções, turismo alternativo, caronas amigas: veja como a Internet amplia, literalmente, os horizontes dos viajantes

A internet faz o mundo menor

Fonte inesgotável de informações sobre destinos e preços e também uma ferramenta segura para reservas e compras, a web mudou os hábitos dos viajantes. Hoje em dia dá para sair da frente do computador direto para a estrada, e mesmo aqueles que adoram ir até as agências de viagem usam a net para pesquisar as férias. Com a net dá para ver imagens dos lugares e encontrar viajantes iguais a você por aí. Segure no mouse e boa viagem.

Fale com quem já foi

Em http://www.tripadvisor.com você tem opiniões de quem já visitou seu destino escolhido.

Quer tudo pronto?

Para quem não gosta de perder tempo procurando vôos e acomodações, é melhor escolher os pacotes em sites que atuam como agências virtuais: Submarino Viagens (www.submarinoviagens.com.br), Rumbo (www.rumbo.com.br), Decolar (www.decolar.com), Expedia (www.expedia.com), Opodo (www.opodo.com) e Zuji (www.zuji.com).

Como encontrar promoções de última hora

Essa é uma prática que ainda não é comum no Brasil, mas seria uma ótima idéia para importar. Por enquanto só dá para encontrar sites estrangeiros com essas boaiadas: Last Minute (www.lastminute.com), Travelocity (www.travelocity.com), Orbitz (www.orbitz.com) e Priceline(www.priceline.com).

Fóruns de discussão

Assuntos que têm a ver com viagem como dicas de hotéis, destinos, reclamações e relatos de roubadas, são debatidos entre internautas viajantes em fóruns como os destes endereços: http://www.goitaca.com, http://www.fodors.com/forums, http://www.travelblog.org/Forum, thorntree.lonelyplanet.com, http://www.aroundtheworlds.com/english/index.htm e viajenaviagem.wordpress.com.

Conte sua viagem

Já ouviu falar em TRAVELOGUES? São diários de viagem, em formato de blog: Nomad http://www.nomad.com.br Travelpod http://www.travelpod.com Trippert http://www.trippert.com Footstops http://www.footstops.com TravBuddy http://www.travbuddy.com GlobeNotes http://www.globenotes.com Travellerspoint http://www.travellerspoint.com Viaje na viagem viajenaviagem.wordpress.com.

Para onde você vai

Escolher o destino pela Internet pode ser muito divertido, mas também é fácil “se perder” por aí. Fique de olho em…

Mapas

O melhor site para visualizar rotas é o Google Maps, mas existem outros que trazem mapas específicos para turismo e ajudam no planejamento de uma viagem, indicando caminhos, inclusive, como o Microsoft Maps (maps.live.com), que tem mapas do mundo todo, e o Expedia (maps.expedia.com), site de turismo com mapas da América do Norte e da Europa.

Guias de viagem online

Tourism Offices Worldwide Directory (www.towd.com) é um bom ponto de partida para decidir seu destino, já que lista os sites oficiais de turismo do mundo inteiro. Quem procura “Brasil”, por exemplo, acha, entre outras, a página da Embratur. Mas, se seu destino é nacional, então vá direto ao ponto: Férias Brasil (www.feriasbrasil.com.br) e Freire’s (www.freires.com.br).

Guias reais que ganharam versões virtuais

Fodor’s, Lonely Planet e Frommer’s são nomes bem conhecidos de quem costuma viajar. Quem não quiser carregar esses livros grossos debaixo do braço, pode imprimir as páginas que lhe interessam dos sites, http://www.lonelyplanet.com e http://www.frommers.com, com algumas vantagens: atualização constante, interatividade e mais conteúdo.

Versões virtuais de revistas de turismo

Pode ser uma boa ler reportagens sobre os lugares que você vai visitar. Viaje Aqui (www.viajeaqui.com.br) é um portal lançado pela revista Viagem e Turismo com conteúdo além das suas edições. Se você lê em inglês: Travel & Leisure (www.travelandleisure.com), revista americana com artigos diferenciados.

Que tal dar uma volta ao mundo?

Existem passagens aéreas que permitem montar um roteiro de viagem que inclua cidades nos 5 continentes. Todos os grandes grupos de companhias aéreas internacionais vendem esse pacote, conhecido como round the world ticket (“passagem de volta ao mundo”). Confira:

Airtreks – http://www.airtreks.com/

One World Explorer – http://www.oneworld.com/ow/air-travel-options/round-the-world-fares/oneworld-explorer

Around the Worlds – http://www.aroundtheworlds.com/english/round_the_world_tickets.htm

Skyteam – http://www.skyteam.com/EN/benefits/aroundTheWorld/index.jsp

Star Alliance – http://www.staralliance.com

Com quem vai viajar?

Está sozinho e quer descolar companhia? Há sites que o ajudam a encontrar outros viajantes tão animados como você

O Viajante – www2.uol.com.br/oviajante

Albergues da Juventude – http://www.albergues.com.br/sitenovo/mural_ver.php?img=2

Viajar Junto – http://www.w73.com/viajar/faqs.htm

Mochileiros http://www.mochileiros.com

Lonely Planet – classifieds.lonelyplanet.com/findnotice.do

Vai chover?

Previsão do tempo no mundo: http://www.weather.com. No Brasil, http://www.climatempo.com.br.

Que horas são em Hong Kong?

Fusos-horários http://www.worldtimeserver.com e http://www.timeticker.com.

Quanto custa?

Com quantos reais se compra uma libra esterlina? Conversão de moedas em http://www.bcb.gov.br e http://www.oanda.com.

Hotéis especializados

Aqui, a companhia é imprescindível para escolher

http://www.ladysfirst.ch

Só para mulheres, na Suíça.

http://www.cancun-travelnet.com/lifestylesdesire.htm

Só para casais, em Cancún, México.

http://www.laspalmas-hotel.com e http://www.canyonclub.com

Para gays, ambos nos EUA.

http://www.pearlsrainbow.com e http://www.queenofheartsps.com

Para lésbicas, ambos nos EUA.

http://www.hotelthecrown.com

É liberado o consumo de maconha nas dependências, em Amsterdã, Holanda.

http://www.loewshotel.com

Para metrossexuais, em Nova York.

Como viajar com…

Crianças – http://www.clicfilhos.com.br, guia4rodas.abril.com.br/conheca/criancas_a_bordo/

Deficientes – http://www.globalaccessnews.com

Animais de estimação – Há sites que discutem o assunto, como Vida de Cão (www.vidadecao.com.br/cao/index2.asp?menu=viagem.htm ) e Cães Maravilhosos http://www.caesmaravilhosos.com.br/novidades/artigos_detalhes.asp?cod_artigo=2 . Vale também pesquisar no site da companhia aérea que você escolheu para viajar.

Como resolver seu visto

A burocracia das viagens (principalmente internacionais) pode ser simplificada com alguns cliques

Polícia Federal (www.dpf.gov.br) dá informações sobre como tirar o novo passaporte, agendar o atendimento e consultar o andamento do pedido.

Vistos (www.vistos.com.br) fornece localização, telefone e endereço do site das principais embaixadas e consulados, onde é possível descobrir as exigências de determinado país para a permissão da entrada de estrangeiros.

Visto Online (www.visto-eua.com.br) agenda entrevista para obtenção do visto americano via web.

Anvisa (www.anvisa.gov.br), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, dá orientações sobre vacinas aos viajantes.

Como encontrar passagens

A internet deu ao público a oportunidade de pesquisar preços, datas e horários de vôos, trabalho antes feito somente pelo agente de viagem. E, com esse “poder” em mãos, começou a corrida pelas melhores tarifas. As companhias entraram na dança e começaram a oferecer promoções, descontos e outras vantagens via web.

No Brasil

TAM (www.tam.com.br), Gol (www.voegol.com.br) e Varig (www.varig.com.br) fazem guerrinha de preços durante fins de semana e madrugadas. A Gol, inclusive, foi a pioneira na venda de somente bilhetes eletrônicos, os “e-tickets”. BRA (www.voebra.com.br), Ocean Air (www.oceanair.com.br) e Webjet (www.webjet.com.br) também merecem um pit stop.

No exterior

Existem companhias e sites que oferecem passagens até por ¤ 0,99, por exemplo. Pode acreditar, não é enganação (o preço final será maior, por conta das taxas). São as low-cost fares, confira:

http://www.attitudetravel.com/ – Especializado em passagens de baixo custo.

http://www.skyscanner.net – Um dos melhores para procurar passagens baratas.

http://www.easyjet.com e http://www.ryanair.com – As companhias low-cost mais populares da Europa.

http://www.spiritair.com – Vôos de baixo custo, principalmente, nos EUA.

http://www.virginamerica.com Também boas tarifas nos EUA.

http://www.kayak.com/ – Um dos principais agregadores (agências e companhias aéreas juntas).

http://www.bookingbuddy.com/ – Mais um agregador.

Como encontrar hospedagem

Antes, escolher um hotel era, na maioria das vezes, um tiro no escuro. Nos sites é possível obter muito mais informações sobre o estabelecimento e ainda ver fotos

HOTÉIS

http://www.hoteis.com (português)

http://www.placestostay.com

http://www.tripadvisor.com/ (não só para procurar hotéis mas para dar dicas de hospedagem, exibir fotos e vídeos, encontrar amigos de viagens etc.)

http://www.venere.com

http://www.eurocheapo.com/

ACOMODAÇÕES BARATAS

http://www.hostelworld.com/ (português)

http://www.hostelplanet.com/

http://www.hostelsweb.com/

http://www.hihostels.com/

http://www.hostel.org.br (português)

http://www.albergues.com.br/ (português)

http://www.vipbackpackers.com/

Hospedagem gratuita: só possível pela internet

Existem sites que colocam em contato pessoas que fazem troca-troca de casa ou alugam um cantinho. Em geral, os sites cobram inscrição ou anuidade para que se possa usar o serviço. Pode-se alugar um sofá (www.couchsurfing.com, com versão em português) ou um canto na casa de gente que busca companhia ou contato com outras culturas (www.hospitalityclub.org, com versão em português). Há também a troca de casas (www.homeexchange.com), como aconteceu no filme estrelado por Cameron Diaz, O Amor Não Tira Férias.

Cuide de uma casa… e aproveite a hospedagem!

Além de baby-sitting, há o home-sitting. Ou seja, em vez de tomar conta de um bebê, você pode cuidar de uma casa enquanto os proprietários estão fora. Impensável no Brasil por questão de segurança, essa idéia existe no exterior e ajuda viajantes de baixo orçamento a arranjar hospedagem gratuita em troca do “serviço”. Home-sitting http://www.taxistop.be/4/oppas/

Pesquise o transporte do local

Saia de casa sabendo como se locomoverá no lugar para onde você vai

Descubra itinerário de trens

Esse charmoso tipo de transporte é comum principalmente na Europa.

Os tíquetes podem ser adquiridos no Brasil, informações nos sites:

• GSA – http://www.gsatours.com.br

• Carlson Wagonlit – http://www.carlsonwagonlit.com

• STB – http://www.stb.com.br

• RailEurope – http://www.raileurope.com – Neste site diversos tipos de passes de trem, com variação de dias ou países para o qual têm validade.

• Portal Oceania – (www.portaloceania.com/au-tourism-bytrain-port.htm). Ótimo para achar trens na Austrália e na Nova Zelândia.

Alugue seu carro pela net

As principais locadoras têm sites para escolha e reserva de carro.

Avis – http://www.avis.com.br

Hertz – http://www.hertz.com.br

Localiza – http://www.localiza.com.br

Carona para o aeroporto – Airportstop http://www.airportstop.be

Serviço criativo e gratuito de organização de caronas somente para e/ou de aeroportos. Funciona no mesmo esquema dos outros sites de carona: você indica a data e o aeroporto e, se houver parceiros disponíveis, os contatos aparecerão na tela.

Vá de bicicleta

http://www.clubedecicloturismo.com.br

http://www.ibike.org

Metrô pelo mundo – http://www.urbanrail.net

Tem detalhes das linhas em cidades nos 5 continentes, em inglês.

Para viajar de motor-home

Viajar de motor-home (ou trailer), caminhão equipado com cozinha, banheiro, sala, camas e outras facilidades, é um estilo de vida. Sites negociam aluguel dos veículos e dão dicas de endereços de boas paradas nas principais cidades do mundo:

http://www.aluguelmotorhome.com.br

http://www.worldwide-motorhome-hire.com

http://www.coachmenrv.com

http://www.motorhome.com

Como descolar uma carona

Muito comum na Europa, a carona pode ser algo seguro, econômico e organizado. A internet ajuda a encontrar motoristas e caroneiros pelo mundo e pré-agendar a viagem.

http://www.compartir.com Página simples, em português, e que abrange 850 000 cidades e mais de 70 países dos 5 continentes.

http://www.autostopargentina.com.ar/inicio.php Em espanhol, cobre todo o território argentino, dá dicas de como pegar carona de modo seguro e funciona como ponto de encontro virtual de mochileiros.

http://www.autostopguide.com Em inglês, inclui 220 cidades européias. O diferencial é o glossário de palavras e frases em inglês mais comuns na hora de negociar uma carona. Ideal para quem não se vira bem na língua.

http://www.digihitch.com Em inglês, abrange quase todo o mundo. Há fórum de debate e dicas de como chamar atenção dos motoristas na estrada.

http://www.car-pool.co.uk Versão inglês do site alemão Mitfahrzentrale.de, líder em agenciamento de caronas na Europa pela net. São mais de 600 000 membros registrados.

http://www.taxistop.be/language.html Em inglês, francês, holandês, italiano e alemão. Cobre a Europa.

Você sabia…

Sete coisas que você nem imaginava sobre viagens e Internet

1. Que há um site que calcula os efeitos do jet-lag de acordo com a viagem? É o http://www.bodyclock.com/, que também dá dicas de como se adaptar ao novo fuso horário.

2. Que é possível pagar 1 libra por um quarto de hotel em Londres reservando pela web? É no http://www.hoxtonhotels.com.

3. Que existe uma revista online especializada em parques temáticos? É a Theme Park Insider (www.themeparkinsider.com).

4. Que é possível ver a planta e o interior de um navio ao vivo pela webcam? No site da Norwegian Cruise Lime (www.ncl.com).

5. Que existe um site que dá dicas de como viajar dormindo em aeroportos? http://www.sleepinginairports.net/.

6. Que dá para planejar um acampamento pela net? http://www.webcamping.com.br, http://www.campingclube.com.br, http://www.campismo.com.br e http://www.gocampingamerica.com.

7. Que dá para saber o espaço entre as poltronas de várias companhias aéreas? No http://www.uk-air.net/seatpitch.htm.

Conteúdo wiki para viajantes

Na onda da web 2.0, na qual o próprio usuário faz o seu conteúdo – cada vez mais pensado, falado, escrito, produzido e modulado por ele para ele mesmo –, surgem sites de informações sobre viagens alimentados pelos internautas. Um bom exemplo é o Wikitravel (wikitravel.org.pt), projeto que visa criar um guia mundial de viagens livre, completo, atualizado e disponível para todos. Até o momento, existem 1 572 guias de destinos e outros artigos escritos e editados por “wikiviajantes” de todo o mundo. Todo mundo pode colaborar. Veja também World 66 (www.world66.com) e Virtual Tourist (www.virtualtourist.com).