PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Dilema eleitoral

Isso é feito para valorizar os partidos e incentivar as pessoas a se reunir em torno das idéias que os partidos defendem.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h23 - Publicado em 30 set 2002, 22h00

Você talvez não saiba mas, nas eleições, nem sempre os candidatos mais votados são eleitos. Nas eleições proporcionais brasileiras, que elegem deputados e vereadores, as vagas não são dadas aos candidatos mais votados. Elas são divididas de forma proporcional entre os partidos mais votados. Aí sim, dentro de cada partido, é que se elegem os candidatos que tiveram mais votos. Isso é feito para valorizar os partidos e incentivar as pessoas a se reunir em torno das idéias que os partidos defendem. Portanto, votar em um partido é votar em idéias e não em pessoas. Em uma classe, os 18 alunos fizeram uma eleição. Havia nove candidatos e três partidos. Adelaide, Adriana e Adão são do partido A. Bruno, Beto e Bernardo, do partido B. Cristiana, Caetano e Cátia são do partido C. A votação de cada um está abaixo. Há três vagas. Quem foi eleito?

Resposta – Adelaide e Adão se elegem porque seu partido (A) teve 12 votos e conquistou o direito a duas vagas. Bruno também se elege, porque seu partido (B) teve sete votos, o que dá para uma vaga. Cátia, apesar de ter cinco votos, não se elege porque seu partido (C), ou seja, as idéias do seu grupo, não receberam votos suficientes para eleger alguém.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.