GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

É prata!

Eles chegaram lá... pena que alguém já havia chegado antes.

(Mais um) aviador vence o Atlântico

Herbert John Lewis, ou Bert Hinkler, cruzou o Atlântico num vôo non-stop em dezembro de 1931. Foi do Canadá à Inglaterra. Só que não ficou tão famoso quanto Charles Lindbergh, o pioneiríssimo no sobrevôo ao oceano Atlântico, que saiu de Nova York e chegou até Paris entre 20 e 21 de maio de 1927. Mas Bert Hinkler é o primeiro de outra lista: a de aviadores que voaram da Inglaterra à Austrália – proeza feita em 1928.

007: agente discreto

Em 1969, o ator escocês Sean Connery já era conhecido mundialmente por sua interpretação de James Bond, o agente 007, no cinema. Naquele ano, em 1969, em 007 a Serviço Secreto de Sua Majestade, resolveram substituí-lo por George Lazenby. O fracasso foi tamanho que Sean Connery foi chamado novamente para o longa seguinte, lançado em 1971. O terceiro 007 – Roger Moore – ficou muito famoso, mas seu antecessor acabou totalmente esquecido.

O segundo clone a gente sempre esquece

Em 1996, cientistas do escocês Roslin Institute conseguiram clonar o primeiro animal. A partir de células adultas de ovelhas, nascia Dolly. A descoberta só foi divulgada em fevereiro do ano seguinte. Cinco meses depois, os mesmos pesquisadores anunciaram o segundo clone, Polly, uma ovelha que, além de clonada, era transgênica: tinha genes humanos em suas células.

Fria no Pólo Sul

Era 14 de dezembro de 1911 quando o explorador norueguês Roald Amundsen e sua equipe tornavam-se os primeiros a colocarem os pés no Pólo Sul. Numa verdadeira corrida contra o tempo, a turma deixou o britânico Robert Falcon Scott para trás. Ele, que planejava a viagem havia muito mais tempo, chegou ao Pólo em segundo lugar, entre 17 e 18 de janeiro – e morreu com seus homens na viagem de volta, em março.

Everest é conquistado outra vez

Em 23 de maio de 1956, a dupla suíça Ernst Schmied e Juerg Marmet alcançou o topo do Everest. Três anos antes, em 29 de maio de 1953, o pico mais alto do mundo já havia sido pisado pela primeira vez pelos alpinistas Edmund Hillary e Tenzine Norgay. A missão dos suíços contava com mais nove escaladores, um especialista em gelo e um geógrafo – além de 10 toneladas de equipamento.

O segundo filho de proveta

Em 15 de julho de 1978, o mundo voltava sua atenção ao nascimento de Louise Brown, o primeiro bebê de proveta que vingou. Alguns meses depois, em janeiro de 1979, nascia, sem tanto alarde, Alastair MacDonald, o segundo bebê – mas o primeiro neném do sexo masculino. O nascimento de Alastair foi um negócio feito em família: ele era sobrinho de Patrick Steptoe, um dos pioneiros da fertilização in vitro.

Imagens: Domínio público / Peter Shanks/Creative Commons / Henry Bowers/Domínio Público /
Pavel Novak/Creative Commons / Wikimedia Commons