GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

História do Irã

Em 1935, um decreto real mudou o nome do país de Pérsia para Irã - que significa "terra dos arianos"

1. Quando surgiu?

A maior parte do território do país fazia parte do antigo Império Persa, fundado em 539 a.C. por Ciro. Em 642, os árabes conquistaram a região e converteram os habitantes ao islamismo. Em 1935, um decreto real mudou o nome do país de Pérsia para Irã – que significa “terra dos arianos”.

2. O que causou o atrito com o Ocidente?

Durante o século 20, a descoberta de jazidas de petróleo fez com que Inglaterra e EUA se envolvessem diretamente na disputa pelo poder no país. Em 1953, os dois países apoiaram um golpe militar que depôs o primeiro-ministro Mohammad Mussadeq e instaurou uma ditadura liderada pelo xá Reza Pahlevi.

3. Quando isso se radicalizou?

Após promover “revolução branca”, de 1963, que almejava modernizar o país nos moldes ocidentais, a corrupção e o governo pró-americano do xá descontentaram boa parte da população e das elites locais. Em 1978, a oposição uniu-se sob a liderança do aiatolá Ruhollah Khomeini, então exilado na França, e declarou oficialmente, em abril do ano seguinte, que o Irã é uma república islâmica, cuja autoridade suprema é o chefe religioso (aiatolá).