Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Homem encontra túmulo de 3400 anos de idade debaixo da sua fazenda

A descoberta aconteceu em um vilarejo na ilha de Creta, na Grécia, e pode ajudar a entender melhor o berço da civilização ocidental

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 12 mar 2024, 10h17 - Publicado em 7 set 2018, 18h16

Era só mais um dia normal em uma fazenda na vila de Kentri, na parte sudeste da ilha de Creta, na Grécia. O dono do local, procurando um lugar para estacionar, encontrou uma vaga debaixo das sombras de uma de suas oliveiras. Mas, depois de descer do carro, reparou numa cratera – que havia surgido do nada, revelando um túmulo com caixões e artefatos de mais de 3,4 mil anos de idade.

Morar no berço da civilização ocidental tem dessas coisas. Após a descoberta (noticiada pelo Cretapost, caso você saiba ler grego), o fazendeiro entrou em contato com o Eforato de Antiguidades de Lassithi, ministério relacionado ao patrimônio nacional. Eles enviaram arqueólogos até o local para identificar os itens contidos na caverna, e estimaram que o que está ali pertence à civilização minoica, que viveu em Creta na Era de Bronze grega.

(Ministério da Cultura da Grécia – Eforato de Antiguidades de Lassithi/Reprodução)

O buraco encontrado pelo fazendeiro, causado por um vazamento de um tubo de irrigação, revelou dois larnakes (caixão ornamentado e estreito usado pelos minoicos) e duas dúzias de vasos coloridos, além de dois esqueletos, um em cada caixão.

Continua após a publicidade

De acordo com um comunicado do Ministério da Cultura de lá, a análise preliminar estimou, a partir da cerâmica, que as peças datam de 1400 a.C. a 1200 a.C.. E a julgar pelos desenhos e inscrições que decoram as figuras, os homens enterrados ali eram de uma alta classe social.

O túmulo está 2,5 m abaixo do nível do solo, possui três nichos ornamentados e uma passagem, que fora fechada com pedras em algum momento da história. Os arqueólogos, agora, querem coletar o máximo de dados possível do local, que pode ajudar a entender melhor a vida em Creta naquele período. Mas ainda não foi desta vez que encontraram o mítico labirinto do Minotauro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.